15 de Janeiro, 2025

Polacos acordam para a defesa da União Europeia

pol4

POLÓNIA| Manifestações E MOVIMENTOS DE PROTESTO

Os atuais protestos na Polónia prendem-se com os receios que grande parte dos polacos revelam face a intenção do governo de querer acabar com a participação da Polónia na União Europeia.

90% dos polacos acreditam que a Polónia precisa da UE e querem que o país seja membro da UE. Os temores dos polacos resultam do fato do partido no poder fazer parte da tendência política anti-UE na Europa (Salvini, Le Pen, Orban, etc.). O partido no poder na Polónia não quer cumprir os regulamentos da UE, porque isso significa um maior controle sobre as atividades das autoridades, finanças públicas, etc.

Eles não querem nenhum controlo, eles gostam da ditadura. O partido no poder quer dinheiro da UE porque compra as suas vitórias eleitorais com esse dinheiro, mas não quer um controlo independente porque este impede-os de fazerem tudo o que é bom para eles e para os seus apoiantes, e não para o bem público.

Eles não gostam de direitos humanos e regras democráticas de debate público, consenso e estado de direito.

Este problema aqui brevemente descrito fez acordar os polacos que ouviram o apelo de Donald Tusk para que seja mostrada uma clara a oposição ao partido no poder, à sua política de romper as ligações da Polónia com a UE e fragmentar a União Europeia ao bom gosto de Putin.

Jacek Kwiatkowski, Cracóvia

Jacek Kwiatkowski | Cracóvia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.