15 de Janeiro, 2025

Esquerda derrota extrema-direita na eleição presidencial chilena

chile

MUNDO | Chile

É um triunfo para a coligação de esquerda. Gabriel Boric foi eleito oficialmente Presidente da República do Chile no domingo, 19 de dezembro.

Le nouveau président du Chili, Gabriel Boric, prononce un discours dimanche 19 décembre 2021 à Santiago du Chili. (CRIS SAAVEDRA VOGEL / ANADOLU AGENCY / AFP)

O candidato da esquerda venceu na segunda volta com 55,87% dos votos, contra 44,13% a favor de seu adversário de extrema direita, José Antonio Kast, que venceu na primeira ronda. A participação eleitoral atingiu os 55%, um recorde desde que a votação obrigatória terminou em 2012. Aos 35 anos, Boric torna-se o presidente mais jovem de sempre do Chile.

Os dois finalistas no processo eleitoral propuseram projetos de sociedade diametralmente opostos num duelo sem precedentes desde o regresso à democracia em 1990. José Antonio Kast, que repetiu durante a campanha ser o candidato da “ordem, da justiça e da segurança”, felicitou o seu adversário “Ele merece todo o nosso respeito, muitos chilenos confiaram nele”, declarou após admitir a derrota.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.