5 de Dezembro, 2024

Coletivos mobilizam o potencial das memórias do exílio e da resistência

AGENDA ABRIL | Marinha Grande Abril 22 – 1

As iniciativas intensificam-se com o aproximar do 25 de abril. Envolvem cada vez mais coletivos de boa vontade (associações, escolas, autarquias e pessoas individualmente consideradas). Necessitamos de sistematizar as informações de agenda que, independentemente de futuras atualizações, ficam inscritas de forma resumida e servem de CONVITE À PARTICIPAÇÃO.

22 de abril | Marinha Grande

Iniciativas, na Marinha Grande, envolvem duas escolas do Agrupamento da Marinha Grande Poente, a AEP 61-74 – Associação de Exilados Políticos Portugueses, a Associação Recreativa da Cumeira, o Jornal Online SEM FRONTEIRAS contam com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande

INICIATIVAS CIDADÃS NO DIA 22 DE ABRIL NA MARINHA GRANDE

Abril nas mãos das Novas Gerações
O 25 de Abril surge neste ano de 2022 com uma energia diferente. Ele já está a ser parte integrante de algo de bem maior que as meras comemorações anuais da data da Liberdade porque os 50 anos do 25 de Abril já estão em festa antecipada. Com os 48 anos de democracia superámos os mesmos anos de ditadura e já respiramos Abril de forma diferente.Por isso este ano na Marinha Grande iremos dar os primeiros passos num programa que admitimos, desde já, venha a ser alimentado nos próximos dois anos com iniciativas de valorização da democracia e da liberdade tendo por base os cravos de abril e as gerações mais jovens.
Vamos realizar ações no quadro do 25 de abril nas escolas e nas associações para envolver e dar voz aos mais jovens e ao mundo associativo.

No próximos dia 22 de abril serão dinamizadas as seguintes ações:

Entre as 10h30 e as 13h00 decorrerá na Escola Calazans Duarte uma animação, dinamizada pelo SEM FRONTEIRAS, com os alunos “Repórteres de Abril por um dia”, o 25 de abril vai ser objeto de produção de conteúdos pelos jovens alunos da escola;

Entre as 15h00 e as 16h30 decorrerá na Escola Guilherme Stephens uma animação também dinamizada pelo SEM FRONTEIRAS com os alunos mais jovens do 5º e 6º ano que irão imaginar as situações marcantes da jornada do 25 de Abril em 2074

Na Associação Cultural e Recreativa da Cumeira

Pelas 21h00 na ACR da Cumeira haverá poesia, cantos de Abril e a apresentação do Livro Exílios Sem Fronteiras – Exílios.3 que reproduz 19 narrativas de exilados políticos antes do 25 de abril. À travessia da fronteira “o salto” e à vida no exílio com ações de oposição ao regime seguir-se-ão os momentos de libertação com o 25 de abril e o regresso a Portugal.

Elementos do coletivo da Marinha Grande

Fernanda Cruz (Escola GS), Sandra Veiga (Escola CD), Carlos Franco (ACR da Cumeira), Alexandra Ribeiro (Escola GS), Aires Rodrigues (ACR da Cumeira) , João Teixeira (CMMG) e Carlos Ribeiro.

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.