15 de Janeiro, 2025

Doclisboa, dois filmes sobre migrações, fronteiras e racismo no Cinema Ideal

nos1

AGENDA | Doclisboa | 21 – 27 de abril | Nós Viemos – Jamaika

Pela mão de Artur Monteiro divulgámos a partir de Paris a apresentação do filme de José Vieira, amanhã dia 20 de abril no Museu da Imigração, tendo por protagonista Hugo dos Santos da Associação Mémoire Vive.

Entretanto a obra também vai integrar o programa do 6.doc que em Lisboa celebra mais um aniversário do 25 de abril com filmes de elevadíssima qualidade.

Em sala entre 21 e 27 de Abril

O serviço de comunicação do Doclisboa partilhou connosco uma informação mais precisa sobre o programa do 6.doc que passamos a divulgar:

“O Doclisboa e o Cinema Ideal, no contexto do programa 6.doc, e para assinalar mais um aniversário do 25 de Abril, apresentam dois filmes que propõem uma leitura sobre migrações, fronteiras e racismo, que estarão em sala  entre 21 e 27 de Abril.

Nós Viemos, do realizador português José Vieira, que traça o retrato da imigração em França nos anos 60 e nos dias de hoje. Um filme importantíssimo que, a partir da experiência pessoal de emigração por parte do realizador, nos anos 60, estabelece um diálogo entre as dificuldades sentidas pelos imigrantes portugueses e as que atravessam a actual vaga de migrantes, alguns dos quais vindos da África subsariana.


Em complemento, será ainda exibido Jamaika, filme de estreia do fotógrafo José Sarmento Matos, uma visão imersiva da realidade deste bairro nos arredores de Lisboa durante o período de confinamento devido à pandemia Covid-19, onde a segregação e a falta de políticas públicas intensifica as fragilidades desta comunidade.

No dia 21, a sessão contará com a presença do realizador José Sarmento Matos e do rapper Kid Robinn (autor da música do filme e residente do Bairro da Jamaica), e no dia 25, a sessão será apresentada pelo escritor Bruno Vieira Amaral”. 

Mais informações no Facebook do 6.doc

Fonte Patrícia Cuan | Communication DocLisboa


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.