15 de Janeiro, 2025

Exílios no Feminino na Tertúlia Cidadãs, Cidadãos e Cidadania no dia 6 de março

CONVITE-ALCA

Na Biblioteca Municipal de Alcântara e no Youtube | Editado*

Como é que vai ser possível assistir e participar na APRESENTAÇÃO DO LIVRO Exílios no Feminino na PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA dia 6 de março da parte da tarde?

SESSÃO PRESENCIAL NA BIBLIOTECA

Já conhece a Biblioteca Municipal de Alcântara? Pois vale a pena conhecer, porque é uma biblioteca, um espaço polivalente e uma casa de cidadania onde se está bem!

FICA NA RUA JOSÉ DIAS COELHO Nº 29

O que vai acontecer a partir das 16h00?

As coautoras estarão no primeiro piso para acolher todos aqueles e aquelas que forem chegando. Um café e outras bebidas sem cafeína estarão disponíveis para apoiar as conversas informais que poderão ocorrer.

Já se imaginou a perguntar a quem andou por Paris nos anos sessenta, como era aquela vida de boémia e de conversas nos cafés cheios de militantes antifascistas? Ou então como foi aquela aventura de trabalhar em fábricas para conquistar operários para a causa da “revolução” em Portugal? Ou ainda a participação nas ações combativas do MLF, em favor dos direitos das mulheres, movimento feminista que se autonomizou da Cause du Peuple? e…..tantas outras situações que, na segunda-feira dia 6 março, poderão ser exploradas com boa disposição.

Ah! Claro, nesse período poderá adquirir o livro que estará à VENDA POR 17€.

O Coro vai dar o tom de festa a partir das 17h00

Um coro quase só composto por mulheres que canta um repertório de encantar. Um coro dinamizado a partir da Junta de Freguesia de Alcãntara.

O livro e as suas andanças futuras

Ainda no período de festa e contacto com o Exílios no Feminino serão apresentadas duas iniciativas que irão acompanhar a divulgação do livro nos próximos tempos. Projetos criativos “primos direitos” da publicação cuja apresentação já está prevista para outros locais na capital e noutras cidades do país como Porto, Évora e Coimbra.

Às 18h00 começa a Tertúlia Cidadãs, Cidadãos e Cidadania

O coordenador da Tertúlia, Carlos Ventura introduz o tema e dinamiza a sessão com uma experiência adquirida de invejar atendendo às muitas iniciativas do género que já animou na Biblioteca.

Carlos Ventura apresenta a TERTÚLIA “A TERTÚLIA CIDADÃ/ÃOS E CIDADANIA visa debater questões nacionais e globais que envolvam a cidadania e a participação dos cidadãos. Para isso, convida palestrantes particularmente capazes de iluminarem o tema. O termo cidadania vem de civitate (cidade) – «o conjunto dos cidadãos que constituem uma cidade, um estado; os direitos dos cidadãos, o direito de cidade». Como é governada a “cidade”? Quais são os seus pilares? Como funcionam as suas instituições? Qual o nosso papel, cidadãos, na civitas? Como intervimos? Que direitos e deveres temos? Como os exercemos e como os aperfeiçoamos?

Onde: Biblioteca Municipal de Alcântara, Rua José Dias Coelho 29. Lisboa

Como: presencialmente e online directo – via you tube das Bibliotecas Municipais de Lisboa e facebook

YOUTUBE DAS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DE LISBOA

Com quem: para cada tertúlia, é convidado um “palestrante”, eventualmente dois. Após o coordenador introduzir o tema e o(s) palestrante(s), é iniciada a exposição. Após concluída, são respondidas as questões colocadas pelos participantes oralmente ou escritas no “bate-papo”.

Quando: última segunda-feira de cada mês, às 18 horas, com interrupção em julho e agosto 

Coordenador: Carlos Campos Ventura – licenciado e doutorando em História; pós-graduado em Património Cultural Imaterial. Fundador e docente de uma licenciatura (1996-2006) e três pós-graduações (coordenador de duas delas). Autor, revisor técnico, tradutor e prefaciador de vários livros.

Como assistir às conferências em directo:ENTRAR NO YOUTUBEDENTRO DO YOUTUBE PROCURAR BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DE LISBOADENTRO DO ESPAÇO DAS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DE LISBOA – VER A CONFERÊNCIA QUE APARECE NO TOPO DA PÁGINA ASSINALADA “EM DIRETO” (VER EXEMPLO EM BAIXO)As sessões são vídeo-gravadas e ficam desde logo disponíveis no site das Bibliotecas Municipais de Lisboa

Contactos: 91 48 32 654 cventura.ihec@yahoo.com

Quem vai apresentar o livro, a par das coautoras?

Maria Antónia Palla será a CONVIDADA ESPECIAL nesta apresentação inicial do Exílios no Feminino. Simbólica e praticamente representa as mulheres lutadoras deste país, sem medo de enfrentar as ameaças e provocações da ditadura. Mulher, autora e jornalista LIVRE que adiantará as suas impressões sobre o Exílios no Feminino.

E as coautoras fomentarão o debate

O que se pode esperar das referências que cada coautora fará a temas abordados no livro é que o debate, a conversa, o comentário, a pergunta ocorram de forma informal até às 19h30. A essa hora encerrará a sessão.

Editado | Foi rectificado o Coro, erradamente citado como AlCante. 14h51 SF

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.