Exílios no Feminino vai à serra
Tertúlia em S. Brás de Alportel na IN LOCO
ADRIANA FREIRE NOGUEIRA
Diretora Regional da Cultura do Algarve apresenta o livro
Adriana Freire Nogueira é licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas, pela Universidade de Lisboa (1990), e doutorada em Literatura e Cultura Clássicas (2001) pela Universidade do Algarve.
É docente na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, investigadora colaboradora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), da Universidade do Algarve, e investigadora integrada do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH), da Universidade de Coimbra, dividindo o seu tempo entre a tradução de textos antigos e o estudo da receção da antiguidade na contemporaneidade, especialmente nas artes plásticas e performativas e na literatura.
Escreveu dezenas de artigos em revistas da sua área de especialidade e fez mais de duas centenas de palestras, no país e no estrangeiro. Entre as suas publicações académicas, destacam-se as traduções de dois diálogos de Platão: Eutidemo (Imprensa Nacional-Casa da Moeda), e Teeteto (Fundação Calouste Gulbenkian). Como autora não académica, publicou dois livros de ficção infanto-juvenil de temática clássica (sobre Hércules) e dois contos em antologias.