Festival Parfums de Lisbonne regressa em junho e julho e tem por tema central Rastos
Um cruzamento de culturas, de públicos, de linguagens e de espaços geográficos
Organizado pela Cá e Lá – Companhia bilingue franco-portuguesa, o Festival Parfums de Lisboa nasceu em 2007 do encontro entre um grupo de artistas, um bairro, lugares e parceiros. Desde há 16 anos a esta parte, a partir do Quartier de l’Horloge em Paris, em resultado dos encontros e intercâmbios, o evento foi-se definindo por via do cruzamento de culturas, públicos, linguagens e espaços geográficos. O ano de 2023 marcará a 16ª edição do festival de urbanidades cruzadas entre Paris e Lisboa e os quarenta anos da companhia Cá e Lá. Na definição do tema do evento, Traces/Rastos, ecoa uma dupla vontade: revisitar e refazer os passos do trabalho realizado, ao mesmo tempo que se vai caminhando.
Numa parceria com o cinema MK2 Beaubourg e os leitores portugueses do Instituto Camões – Instituto da cooperação e da língua com atividade nas Universidades de Paris, o Festival propõe um programa cinematográfico acompanhado de uma série de conferências e debates em torno do tema “Regards sur le cinema lusophone”. A parceria com a Maison du Portugal – André de Gouveia enriquece a programação, especialmente na vertente musical do festival.
Entre música, teatro, poesia, dança e cinema, várias etapas de criação serão organizadas em torno da obra de poetas, com sessões bilingues francês/português. Em julho, o Festival vai continuar a sua colaboração com o Chão de Oliva, que o acolhe desde 2021 na Casa do Teatro de Sintra: sessão realizada dançada, cantada, em francês e português, em torno da poesia de Claudia R. Sampaio, com Luisa Gonçalves ao piano e os atores bilíngues da companhia Cá e Lá.
Brevemente divulgaremos o PROGRAMA que inclui diversas atividades em Paris e em Sintra.
O Festival Perfumes de Lisboa é organizado pela Cá e Lá, Companhia de teatro bilingue franco-portuguesa
Direção Artística e Teatro: Graça Dos Santos
Literatura, José Manuel Esteves (assessor)
Dança: Alice e Adrien Martins
Piano: Luísa Gonçalves
Figurinos: Isabel Vieira