6 de Dezembro, 2024

TRANSIÇÕES – Rota da Dieta Mediterrânica passou pelo Time Out Market

A Associação In Loco e toda a Equipa da Rota da Dieta Mediterrânica continuam num périplo sem limites com o objetivo de promover soluções sustentáveis de economia local, de alimentação saudável e de cooperação territorial. Desta feita foi a capital que foi legitimamente invadida.

“Foi com enorme determinação que a equipa da Rota da Dieta Mediterrânica e os seus produtores, artesãos e artistas rumaram a Lisboa, para organizar e dinamizar um evento intimista e caloroso que demonstrasse os principais valores do estilo de vida Mediterrânico, listado pela UNICEF como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

E houve de tudo no passado dia 17 de dezembro, no Mercado da Ribeira, no estúdio Time Out!

Desde jogos tradicionais para os mais pequenos e não só, redescobrem a alegria de jogar em grupo, passando pelo Fernando Guerreiro, um magnifico contador de histórias com o seu projeto “Micro Contos” que nos abriu a imaginação de uma forma envolvente, até aos artesãos que levaram a Lisboa o fruto da sua arte e sabedoria:

Os minuciosos presépios, “searinhas” e muitas outras figuras míticas da Margarida Gomes, feitos com um detalhe que só ela consegue;

As finas madeiras trabalhadas com maestria pelo Bruno Martins (Two Dogs);

A multiplicidade de produtos deliciosamente sustentáveis do projeto “Quinta da Fornalha”;

Os têxteis de padrões multicolores e motivos tradicionais da Carla Santos e o seu projeto Janela D’Alma;

A Tavira em Pedras da Carla Barão, que nos revela as texturas profunda da terra;

A arte dos “Bordados da Cláudia”;

A beleza “áspera” do grés de Silves, trabalhado pelo Bruno Matos;

Os doces, temperos e outros “Sabores de Graínha” da Dina Silva;

Os aromas únicos dos sabonetes da Teresa Rodrigues e o seu projeto “Hipocamus”,

A arte que recupera e reinventa embarcações de pesca abandonadas do Carlos Ferreira e o seu “Portucale Love”;

Os maravilhosos trabalhos em cana do José Martins e que nos a acompanharam todo o dia com os rouxinóis e as flautas;

O calçado personalizado da Clinica do Calçado de Algoz, pelas mão habilidosas do Fernando Gonçalves;

As lindas peças de cerâmica do “Barro à Parede” da Carla Costa e o imaginário de infância que as “Bonecas da Anita” e as mãos da Ana Gonçalves nos despertam.

A animar todas esta profusão de formas de interpretar e expressar o estilo de vida Mediterrânico, o Grupo Folclórico de Faro, fundado em 1930, colocou todo o Time Out Market ao rubro, em duas arruadas que levaram a um público cosmopolita e internacional, sons que eles pouco conhecem e que exprimem a identidade cultural do Sul. Em duas atuações demonstraram um elevado profissionalismo e qualidade, só superada pelo envolvimento dos participantes que se integraram em diversas danças tradicionais.

Entretanto, o Chef Rui Palma demonstrou porque é que os princípios da alimentação mediterrânica fazem deste sistema alimentar o mais intensamente estudado e aclamado pelas suas qualidades nutritivas, contribuindo para a sustentabilidade e qualidade de vida, sem sacrificar a simplicidade na confeção e um sabor que só pode advir dos melhores produtos locais e sazonais. Tiborna de cavala com puré de feijão e diospiros, “Direita” de Laranja e Húmido de Alfarroba, deliciaram os participantes e abriram o palato para os sabores mediterrânicos.

Para terminar com chave de ouro em dia muito intenso da RDM em Lisboa, só mesmo com os sons a as vozes das “Moçoilas” um grupo criado à três décadas com o firme propósito de recuperar e reinterpretar as vozes, as cantigas e as vivências das pequenas comunidades rurais e dos seus protagonistas. Através das hipnóticas vozes da margarida, da Inês e da Teresa, fomos levados às vivências do dia a dia nos campos, aos amores e desamores dos jovens, ao imaginário das serras do sul e ao chamamento da “Éladina…”

Foi um dia intenso, emocional e profundo, este que a Rota da Dieta Mediterrânica levou a Lisboa, partilhando com o público do Time Out Market os segredos e os mistérios deste estilo de vida milenar”.

Fonte In Loco

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.