Novo livro de Irene Pimentel será apresentado no Corte Inglês em Lisboa
Os episódios menos conhecidos do período decorrido entre o 25 de Abril e o 25 de Novembro são o tema da obra
A introdução fornece algumas pistas sobre este novo livro de Irene Pimentel cujo conteúdo a autora clarifica não se tratar “de qualquer análise exaustiva de todas as questões em torno da implantação da democracia em Portugal”.
O que ficámos ainda a saber, com este levantar de véu introdutório da publicação antes do lançamento que será realizado no próximo dia 7 de março às 18:30 na Sala 2 do Âmbito Cultural do Corte Inglês em Lisboa, foi que o tema da autonomia do campo político constitui matéria de análise privilegiada através do “estudo das principais instituições de poder erguidas durante o processo que se desenvolveu no período entre os dois “25”, de Abril de 1974 e de Novembro de 1975”.
A introdução divulgada pela editora do livro adianta o seguinte:
«Se houve vários “25 de Abril”, “11 de Março” e “25 de Novembro”, pode-se, porém, concluir que, no primeiro dia, em 1974, a ditadura portuguesa com a duração de 48 anos, nas suas fases militar e civil, de António de Oliveira Salazar e depois de Marcello Caetano, foi decididamente extinta.»
«Neste livro apresento uma análise pessoal de episódios ocorridos entre os anos finais da ditadura e o 25 de Novembro de 1975, com destaque para o que aconteceu à ex-polícia política e para a ação dos EUA, França e Alemanha nesse período relativamente a Portugal.
Como se verá, não se trata de qualquer análise exaustiva de todas as questões em torno da implantação da democracia em Portugal. Também não serão analisadas as movimentações populares, rapidamente controladas pelos partidos depois de um muito breve período de espontaneidade e autonomia.
A autonomia do campo político é o que se optou por aqui analisar, através do estudo das principais instituições de poder erguidas durante o processo que se desenvolveu no período entre os dois “25”, de Abril de 1974 e de Novembro de 1975, quer entre os militares, quer entre os principais partidos políticos portugueses.»
Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, fará a apresentação da sessão.
Divulgação do lançamento do livro