6 de Dezembro, 2024

TRANSIÇÕES – Apontamento de José Carlos Mota [Aveiro]

A nova BUGA faz por estes dias um ano de vida e usei-a hoje pela primeira vez. Gostei. O sistema é fácil de utilizar e as docas estão localizadas em pontos estratégicos da cidade o que permite ligar as origens e os destinos mais frequentes. A viagem até meia hora custa 10 cêntimos (utilizadores fidelizados), que foi o que paguei da Estação CF até às Glicínias. Se fosse de UBER pagaria 3,5 euros. Portanto, compensa usar a bicicleta. Infelizmente, o sistema só funciona das 8 da manhã às 8 da noite.

A nova Buga em Aveiro

O site do projeto fornece dados da utilização. Estão registado 8.005 utilizadores que percorreram nestes 12 meses cerca de 1.735 km. Provavelmente nem todos utilizadores fizeram as 20.072 viagens registadas. Fazendo alguns cálculos, as 136 bicicletas disponíveis fizeram em média 12km num ano, 1km/mês, o que não é muito.

Seria importante mobilizar os atores ligados à promoção da bicicleta para aumentar a taxa de utilização duma marca importante da cidade que a projeta há mais de 20 anos em vários cantos do mundo.

José Carlos Mota – Professor universitário; ativista cidadania ativa e transição justa. AVEIRO

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.