15 de Janeiro, 2025

WEBINAR Liderança Criativa

MERTOLA-IMG

AGENDA – No dia 15, às 9.30h, com a duração de 1 hora

Informação da UN LOCO que divulga uma iniciativa de sensibilização com Mértola e a liderança criativa como temas de atração. CVR – NSF

Mértola © CM Mértola

Neste webinar, vamos conhecer melhor o projeto “Mértola- laboratório de Futuro”. Mértola, uma vila histórica de profunda riqueza cultural e ambiental, está no centro deste movimento inovador, cujo compromisso com a liderança criativa tem transformado a região e que surge como uma plataforma que integra criatividade, inovação e sustentabilidade para enfrentar os desafios contemporâneos de desenvolvimento rural.

Esta iniciativa pioneira promove a colaboração entre diversos setores, buscando soluções sustentáveis para garantir um futuro mais inclusivo e resiliente para a comunidade de Mértola. Através da promoção de tecnologias emergentes, como a economia circular, inova- ção social e práticas ecológicas, este Laboratório fortalece o potencial do território, apostando em novas abordagens para a economia local, turismo, e agricultura, sendo a liderança criativa fundamental na definição das prioridades de inovação e desenvolvimento.

Este será o tema do 8º webinar do Projeto INCOMUN – INovação e COnhecimento no MUNdo rural – e decorre terça feira, dia 15 de outubro, a partir das 9h30 neste LINK

Sobre as oradoras:

Rosinda Pimenta

Licenciada em sociologia, trabalhou durante muitos anos na área do desenvolvimento social em vários municípios de norte a sul de Portugal. Em 2007 começou a trabalhar em Mértola na coordenação da empresa municipal de turismo Merturis. Em 2017 inicia funções como vereadora da Câmara Municipal de Mértola com os pelouros da Cultura, Património, Desporto, Educação, Economia Local e Turismo.

Lívia Tirone

É co-responsável da Cooperativa “Chamar o Futuro”, cooperativa sem fins lucrativos que realiza programas de liderança e co-liderança desde 2015. Com Mértola, tem apoiado o processo colaborativo e de co-criação de “Mértola, Laboratório de Futuro”. Durante 25 como arquiteta, co-criou edifícios que se tornaram a referência de construção sustentável para a região do clima mediterrânico, provando que o meio edificado pode contribuir consideravelmente para a regeneração do planeta. Este trabalho resultou em diversos contributos para políticas Europeias na área da sustentabilidade urbana. Fundou e geriu a Lisboa E-Nova Agência de Energia e Ambiente de Lisboa (durante 5 anos). É formada na Westminster University em Londres.

SOBRE O INCOMUN – INovação e COnhecimento no MUNdo rural

O Incomun é um projeto de cooperação que resulta no desenvolvimento de uma iniciativa piloto, que pretende efetuar uma análise exaustiva dos territórios e testar formas de transferência de conhecimento para os territórios rurais, atendendo, naturalmente, às suas especificidades.

A intervenção proposta assenta em quatro grandes eixos (Conhecer, Capacitar, Incorporar e Disseminar), aos quais se associa um conjunto de atividades, que permitem operacionalizar o principal desígnio: criar condições para que seja possível mobilizar os actores relevantes da comunidade científica e, através da mediação dos GAL, revitalizar e potenciar as comunidades e os territórios rurais através da introdução, produção e transferência de inovação e conhecimento.

Apesar da parceria ter uma localização geográfica diversa, os problemas e necessidades sentidas são comuns: os parceiros do projeto acreditam que a coesão territorial não deve ser analisada apenas tendo por base a dicotomia interior/litoral.

O Incomun é um projeto de cooperação desenvolvido por:

  • A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia
  • ADAE — Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura,
  • ADIBER — Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra
  • AdriMinho — Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho
  • GAL Aveiro Norte e GAL Aveiro Sul
  • CoimbraMaisFuturo – Desenvolvimento Local
  • Esdime – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste
  • Associação In Loco – ADL gestora do Grupo de Ação Local para o Interior do Algarve Central

Conta com o apoio do PDR 2020 sendo cofinanciado ao abrigo da Medida 10.3.1 – Cooperação Interterritorial e Transnacional dos Grupos de Ação Local (GAL) do PDR2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.