11 de Julho, 2025
capa

Filipe do Carmo realiza um exercício excitante que radica na leitura comentada de uma obra relevante para o debate sobre os nossos tempos

O Caos Iminente: Elites, Contraelites e o Caminho para a Desintegração Política de Peter Turchin

Que livro é este? [1]

Como e por que razão os sistemas políticos entram em colapso? Uma análise histórica e contemporânea do mais fascinante académico americano. Um livro essencial para compreender a instabilidade do mundo atual.

As sociedades democráticas estão hoje sob ataque, desafiadas e, por vezes, condenadas por cidadãos que sempre tiveram direito ao voto. São consideradas cada vez mais desiguais e geram cada vez mais frustração, raiva e ressentimento. Então, em que ponto é que um sistema que parecia indestrutível chega ao fim? Como explicar a turbulência política que pode levar à guerra civil? Porque é que os líderes de uma sociedade podem perder o equilíbrio repentinamente? O que, numa palavra, leva ao colapso?

Para estas questões cada vez mais relevantes e urgentes, Peter Turchin oferece análises e respostas verdadeiramente revolucionárias: os dados que extrai de vestígios de nada menos que 10.000 anos de história e abrangem mais de 700 sociedades, desde o antigo Egipto à América contemporânea, incluindo a China imperial e a França medieval. O seu método combina a perspetiva de curto prazo dos acontecimentos atuais com a profundidade da história humana, com o rigor de um cientista da complexidade, independentemente da época.

As lições que nos convida a extrair são claras. Quando o equilíbrio de poder entre o povo e as elites pende fortemente a favor destas últimas, o colapso é iminente. Os ricos enriquecem à custa dos pobres, que se tornam mais pobres, e uma cúpula sobrelotada é recebida por massas cada vez mais febris. Tal é o mecanismo da superprodução das elites, a primeira engrenagem na cadeia do colapso social.

Obra essencial para uma compreensão profunda dos tempos conturbados em que vivemos, “O Caos Iminente” aponta também o caminho para um futuro mais estável. Ao realizar uma autópsia de crises passadas, Turchin propõe um possível remédio para os nossos males futuros.

LIVRO


EXPLORAR


O NOSSO DRIVER


Filipe do Carmo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.