Filme de Pedro Fidalgo numa relação difícil entre o passado e o presente
publicado 23 de setembro 2022 | SF em Grândola
Debate no Encontro da Canção de Protesto em Grândola
É a própria Dominique Grange que estabelece desde o início uma demarcação clara sobre o seu papel nos movimentos que vão desfilando no ecrã pela mão de Pedro Fidalgo, um realizador português radicado em França que também realizou o Mudar de Vida sobre José Mário Branco, ao afirmar que é uma militante que canta, ao contrário do autor da “Cantiga é uma Arma” que se assumia como um cantor que era militante.
N´effacez pas nos traces, filme de Pedro Fidalgo, surge como um grito não tanto sobre memórias de tempos de militância e de ação política passados, mas antes como uma catapulta multimédia para relançar palavras de ordem para os tempos atuais e até futuros.
Trata-de de um panorama histórico, ideológico e político percorrido pela mão de Dominique Grange, que omnipresente, surge como um guia afetivo e cultural que ressuscita os “velhos tempos de maio 1968”.
Imagens fortes e de grande intensidade de Pedro Fidalgo, banda desenhada de enorme impacto visual de Tardi, referências musicais empolgantes que acabam por se transformar numa grande produção de agit-prop para slogans ultrapassados que fizeram o seu tempo.
Não parecendo intenção dos concetores do projeto recordar de forma mais ou menos revivalista as histórias das lutas entre 1968 e os anos 80, que recorde-se instalaram o neo-liberalismo a nível global, pela mão de Reagan e Tatcher, e as lutas mais recentes dos Gllets Jaunes, a total omissão no filme da luta contra a extrema-direita nos tempos que correm e do perigo que a democracia e as liberdades correm atualmente, faz emergir uma pergunta um tanto ou quanto dramática que é “afinal este filme serve para quê?“.
Uma coisa é certa no debate sobre o filme foram surgindo novos temas para serem assumidos como bandeiras de luta e foi também reafirmada a importância da Canção de Protesto, em novos moldes mas sempre comprometida com os oprimidos e com os movimentos pela justça social e a liberdade.
Ver vídeo-resumo sobre o debate
Imagens © CR CaixaMédia