15 de Janeiro, 2025
livromaria

Mário Correia apresenta no dia 27 de abril um livro sobre a sanha persecutória da PIDE a José Afonso

O título do livro, não se enganem, é mais exatamente A patriótica espia sabia bem onde morder. Um livro sobre censura, perseguições, interrogatórios, detenções e prisões, situações vividas por José Afonso como cantautor da resistência e luta contra o regime salazaro-marcelista.

Mário Correia, autor da obra, transporta para a publicação, que conta com um pouco mais de 100 páginas, inúmeras situações que por um lado surpreendem e por outro confirmam o modus operandi da polícia política e da censura em Portugal.

Na verdade o livro está repleto de curiosidades e de situações que não passam pela cabeça de alguém que tenha três dedos de testa. Veja-se só, a título de exemplo, a desfaçatez do ditador Salazar que chegou a propor alterações de conteúdo nos versos “de certos fados e canções de música agradável e com muitos pedidos pelo público [da Emissora nacional]”. A censura, também não deixava escapar as cantigas dos cegos de Lisboa. Como adianta Mário Correia “A prática da censura sobre a canção foi continuada e sistemática existindo variada documentação sobre o assunto da qual vamos passar em revista apenas alguns casos, para abordarmos sobretudo as investidas contra José Afonso que inclusivamente o levaram para trás das grades da prisão de Caxias”.

Assim valerá a pena ir à descoberta, página após página, e palmilhar as andanças do trovador da liberdade por caminhos e terras de Portugal e de outros países por esse mundo fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.