Inovar para revitalizar aldeias
AGENDA – Webinar no âmbito do projeto INCOMUN no dia 18 de junho
A Nova Bauhaus Europeia é uma iniciativa da Comissão Europeia que combina sustentabilidade, estética e inclusão, inspirada no movimento original da Bauhaus e que visa integrar os objetivos do Pacto Ecológico Europeu com a criatividade e cultura, promovendo projetos que são ambientalmente sustentáveis, visualmente agradáveis e acessíveis a todos.
Inovar em meio rural no quadro da Nova Bahaus
Neste webinar vamos conhecer o projeto “Rede Aldeias Bauhaus EUROACE” que envolve seis municípios (Pampilhosa da Serra, Sabugal, Reguengos de Monsaraz, Arronches, Moraleja e Llerena), e que busca enfrentar desafios comuns às áreas rurais, como a perda demográfica, a diminuição do valor económico, social e cultural, e a transição digital e ecológica. Alinhado com os pilares da Nova Bauhaus Europeia — sustentabilidade, inclusão e estética — o projeto visa revitalizar aldeias e encontrar soluções replicáveis em outros contextos. Alinhado neste contexto, vamos ainda descobrir uma empresa focada em apoiar e capacitar pessoas, equipas e organizações através da criação de soluções inovadoras e sustentáveis, promovendo desta forma ambientes positivos e colaborativos que favorecem a produtividade e o bem-estar, alinhando-se com princípios como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os pilares da Nova Bauhaus Europeia.
Este será o 5º webinar da parceria do Projeto INCOMUN- INovação e COnhecimento no MUNdo rural – e decorre terça feira, dia 18 de junho, a partir das 9h30 neste link:
Painel:
Álvaro Cidrais – CEO A. Cidrais GPI
É líder de projetos e treinador de equipas há 40 anos. É Conselheiro, Consultor, Idealiza[1]dor (e Gestor) de Projetos, Facilitador, Formador e Docente Universitário. É mestre em Geografia e Desenvolvimento Regional (1998) e pós-graduado em diferentes áreas da gestão. Tem ampla experiência em empreendedorismo, inovação social, colaboração e na dinamização de redes e de processos colaborativos e comunitários. Trabalha em felicidade organizacional e territorial.
Rui Simão – C.M. Pampilhosa da Serra
É atualmente Vereador na Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, tem os pelouros da Inovação e Desenvolvimento Territorial, Projetos Europeus, Programas e Fundos Comunitários, Apoio ao Investimento e ao Empresário, Floresta e Transição Ecológica, Ambiente e Recursos Naturais, Turismo, Marketing e Redes de Cooperação, Comunicação e Imagem, Transportes, Mobilidade e Trânsito, e Jardins e Espaços Verdes Além das suas funções na Câmara, tem desempenhado um papel significativo no projeto “Rede de Aldeias para o Futuro”.
SOBRE O INCOMUN – INovação e COnhecimento no MUNdo rural
O Incomun é um projeto de cooperação que resulta no desenvolvimento de uma iniciativa piloto, que pretende efetuar uma análise exaustiva dos territórios e testar formas de transferência de conhecimento para os territórios rurais, atendendo, naturalmente, às suas especificidades.
A intervenção proposta assenta em quatro grandes eixos (Conhecer, Capacitar, Incorporar e Disseminar), aos quais se associa um conjunto de atividades, que permitem operacionalizar o principal desígnio: criar condições para que seja possível mobilizar os actores relevantes da comunidade científica e, através da mediação dos GAL, revitalizar e potenciar as comunidades e os territórios rurais através da introdução, produção e transferência de inovação e conhecimento.
Apesar da parceria ter uma localização geográfica diversa, os problemas e necessidades sentidas são comuns: os parceiros do projeto acreditam que a coesão territorial não deve ser analisada apenas tendo por base a dicotomia interior/litoral.
O Incomun é um projeto de cooperação desenvolvido por:
- A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia
- ADAE — Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura,
- ADIBER — Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra
- AdriMinho — Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho
- GAL Aveiro Norte e GAL Aveiro Sul
- CoimbraMaisFuturo – Desenvolvimento Local
- Esdime – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste
- Associação In Loco – ADL gestora do Grupo de Ação Local para o Interior do Algarve Central
Conta com o apoio do PDR 2020 sendo cofinanciado ao abrigo da Medida 10.3.1 – Cooperação Interterritorial e Transnacional dos Grupos de Ação Local (GAL) do PDR2020.
Fonte IN LOCO, foto ©CVR-NSF