PR3 | Presidenciais à esquerda
SEM FRONTEIRAS | 27 de dezembro 2020 |PR3
Com o debate sobre as Presidenciais a surgir no espaço público de forma mais intensa, quisemos no SEM FRONTEIRAS dar um contributo num processo que se desenvolve naturalmente em cenários mediáticos pré-instituídos e que integra um quadro de referências quer ideológico, quer político, quer ainda partidário que é próprio dos acontecimentos eleitorais.
Uma coisa é certa, nada que tenha a ver com o funcionamento das instituições democráticas deve ser colocado em segundo plano. A batalha pela democracia e pela liberdade no período salazarista e marcelista teve como primeira meta a realização de eleições livres, objetivo que o 25 de Abril cumpriu devolvendo a cidadania básica a milhões de portugueses.
Participar neste processo torna-se um imperativo. Não o fazer de forma “partidária” torna-se uma exigência de seriedade face ao compromisso maior que nos move: combater de forma unitária a extrema-direita e criar condições para que todas as formas de memórias vivas relacionadas com o combate à guerra colonial, com o combate antifascista, com o combate pela paz, com as ações em favor dos direitos humanos e com as iniciativas de apoio a refugiados, a exilados e imigrantes sem direitos reforcem a luta contra as ditaduras e e em favor da justiça social.
ORGANIZAR O DEBATE
- Presidenciais à esquerda com 3 protagonistas
- Ana Gomes | João Ferreira | Marisa Matias
- Votamos à esquerda – VE3
OBJETIVOS GERAIS
Reforçar na sociedade portuguesa uma corrente ativa de combate à extrema-direita.
Identificar e sistematizar as políticas presidenciais, atendendo às suas funções e aos poderes como órgão de soberania, que podem constituir uma base de atuação apropriada, num quadro democrático, ao combate à ascensão da extrema-direita.na sociedade portuguesa.
A ideia- força é:
- Valorizar o voto à esquerda por ser útil e referência fundamental no combate à extrema-direita;
- Ouvir e debater as diversas opiniões e propostas neste campo;
- Ter expetativas que o combate à extrema-direita se torne um ponto de convergência nesta área e que os debates favoreçam essa corrente unitária contra a extrema-direita.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Publicar posições, opiniões e argumentos que incentivem e enriqueçam o debate
- Promover debates online
- Informar das agendas dos candidatos VE3
- Fazer propostas aos candidatos para tomadas de posição conjuntas ou em associação de intenções, quando tal se justificar.
A organização do debate poderá ter 4 fases:
- 1ª divulgar, dar a conhecer, as posições institucionais dos candidatos;
- 2ª definir as questões críticas fundamentais que justificarão a publicação de textos e opiniões em regime de contraditório com a participação dos leitores e colaboradores;
- 3ª Ouvir e publicar as opiniões dos candidatos;
- 4º Fazer uma síntese do debate antes do ato eleitoral.
No ponto dois a ideia é incentivar o debate livre e até polémico procurando que a liberdade de expressão de opiniões seja a regra, estabelecendo no entanto regras editoriais que passam pelo limite de caracteres com espaços 6000 e pela autorização de edição concedida ao Sem Fronteiras (que se compromete a não interferir nos conteúdos).