6 de Dezembro, 2024

Os portugueses e a guerra de Espanha

LIVROS SEM FRONTEIRAS | Os portugueses e a guerra de Espanha, Manuel Tavares | Traduzido e editado por CR-SF

Recomendação de Manuel Tavares, Paris

Portugal foi o país europeu mais afetado pela guerra de Espanha por causa de seu regime político anti-parlamentar e anti-democrático, profundamente hostil à Segunda República Espanhola e devido ainda à sua numerosa comunidade de imigrantes no país vizinho.  

O apoio de Salazar foi decisivo para o sucesso da revolta nacionalista, um comprometimento que permaneceu oculto nos anos da guerra, enquanto a oposição portuguesa e os exilados em particular envolviam-se na defesa da Espanha republicana a par da luta antifascista. 

A massa de imigrantes portugueses em Espanha teve que optar por um dos lados. Como os espanhóis, eles vivem a integração nos exércitos nacionalista ou republicano, o êxodo para a França, a clausura nos campos franceses, o retorno a Espanha para alguns, a integração forçada nos campos de concentração franquistas, o trabalho nas Companhias de Trabalhadores, a pressão francesa para a incorporação na Legião Estrangeira, a deportação para os campos de concentração do Terceiro Reich ou a participação na Resistência. 

Destino compartilhado com os republicanos espanhóis, os portugueses foram duplamente derrotados: pela história e pela memória. Este livro é para lhes prestar homenagem. 

A Revista

A revista “Exilados ibéricos e migrações no século XX século” apareceu em 1993 como um boletim de investigação sobre o exílio e a imigração espanhola, criado na Universidade de Paris-7. Desde 2013, a revista é publicada em associação com a revista “Riveneuve Continents ». 

Os autores

Os autores que contribuíram para esta dupla edição são: Alberto Peña Rodrigues, Ana Luísa Rodrigues, Ángel París Loureiro, Aurélio Velasquez, Cristina Clímaco, Dionisio Pereira, Francisco Martinez López, Georges Da Costa, Heloisa Paulo, Jaime Cortesia, João Carlos Vitorino Pereira, Manuel Loff, Marie-Christine Volovitch-Tavares, Odette Martínez-Maler, Pedro Baptista da Rocha, Robert Forte do Duró, Rui Aballe Vieira, Sandrine Saule Service. 

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.