24 de Janeiro, 2025

O discurso de posse de Lyndon Johnson

johson

OPINIÃO | Hélder Costa

Ontem, por causalidade, o zapping ofereceu-me um filme sobre L. Johnson, o vice-presidente de J.Kennedy.

No discurso de investidura de Presidente, como substituto do presidente assassinado em Dallas, homenageou-o e lembrou que a luta pelos direitos humanos, bandeira dos Kennedy tinha de continuar e deu uma informação importantíssima. Depois da guerra da Secessão ganha por Lincoln, houve vários ataques e assassinatos que terminaram com a morte do já presidente Lincoln, 4 dias depois de ter feito o juramento. E Johnson recordou esses factos par dizer que julgou que o assassinato de J. Kennedy iria ser seguido por outros “acidentes” com origem nos sulistas defensores da escravatura.

Talvez tenha acontecido, mas não tivemos essa informação. E então comecei a pensar que o ataque ao Capitólio era uma das fases do ataque de Trump e dos seus fanáticos para destruir o regime mais aberto, com todas as falhas e dificuldades, dos USA. E surgiram choques, assassinatos e a absolvição de um assassino de uma manifestação anti-racista porque, tinha matado em legítima defesa !!

Como a destruição do actual regime dos USA seria de impacto universal, era importante seguir a prática dos USA quando há problemas em qualquer parte do Mundo: sanções, provocar a fome e a revolta e, sendo necessário, a invasão.

Será que a CIA , o FBI e o Pentágono serão capazes de contrariar esse avanço reaccionário? Não estarão infiltrados por essa gente? Se calhar, era melhor haver uma força internacional para ajudar os democratas norte-americanos.

Porque não a Europa que continua à procura de prestígio Mundial?

Hélder Costa | Dramaturgo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.