NÃO À GUERRA COLONIAL
AGENDA | Museu do Aljube Resistência e Liberdade | 24 de MAIO 17h30
NÃO À GUERRA COLONIAL
Com Miguel Cardina e Fernando Cardeira
O Museu do Aljube Resistência e Liberdade organiza no dia 24 de maio uma sessão pública no Ciclo de Conversas que se enquadra na Programação da exposição ATO (DES)COLONIAL
Miguel Cardina
Miguel Cardina, como historiador e professor na Universidade de Coimbra, é dos especialistas mais consistentes do tema em debate tendo sido ao longo dos últimos anos um produtor de conteúdos particularmente significativos, no plano científico e académico sobre a Guerra Colonial. Para além do mais a sua presença no debate público é recorrente e sobretudo exigente no plano das responsabilidades públicas face a um passado recente e ainda no campo do aprofundamento de alguns subtemas, que considera ainda pouco explorados por parte dos investigadores e dos protagonistas dos episódios históricos, que necessitam de ser clarificados e consolidados.
Fernando Cardeira
Fernando Cardeira, tornou-se simbolicamente, no protagonista central da afirmação “Eu fui desertor!” porque está associado a uma das deserções mais emblemáticas do tempo do regime salazarista. Para além de envolver oficiais teve o mérito de ser ilustrada e documentada como poucas o foram e nesses termos adquiriu uma notoriedade que o livro que publicou “Crónica de uma deserção- Retrato de um país” reforçou significativamente.
Fundador da AEP61/74 – Associação de Exilados Políticos Portugueses foi um dos autores do primeiro livro Exílios que relata histórias de deserção e de situações de exílio em diversos países, nomeadamente na Suécia onde esteve exilado até ao 25 de Abril.
Exposição
No âmbito da programação paralela à exposição temporária “ATO (DES)COLONIAL” recebemos um Ciclo de Conversas. Esta será sobre o tema “Não à guerra colonial!” e com Miguel Cardina e Fernando Cardeira.
Sujeita à lotação da sala.
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt