Renovar as práticas de pedagogia intercultural na universidade e na sociedade civil
15 de novembro, 2022
Colóquio em Nanterre “A Europa transcultural num mundo globalizado“
Tem início já depois de amanhã dia 17 de novembro o Colóquio Internacional “A Europa transcultural num mundo globalizado” que encerra o projeto TransEu. Esta iniciativa de estudo e de dinamização de ações de cooperação que foi apoiada pelo Programa Jean Monet (Erasmus+) vai encerrar este ciclo de reflexão sobre as dimensões transnacionais e transculturais da Europa de hoje e de amanhã. O projeto que decorreu durante 3 anos envolveu a Universidade de Nanterre (I, II e III), Roma, Praga Coimbra e Cagliari.
Superdiversidade e hipermobilidade
O projeto Transcultural Europe in the Global World (TransEu) centra-se na reconfiguração da Europa numa altura em que os contactos entre as diferentes culturas e as suas interações se aceleram e se multiplicam. Os movimentos no seu espaço caracterizam um paradigma antropológico relacionado com formas complexas de mobilidade humana, num contexto definido pela superdiversidade e hipermobilidade. Esta circulação acrescida inclui múltiplas variações (migração interna, migração de retorno, deslocamento económico e profissional, mobilidade académica, turismo, expatriação, exílio, etc.).
Este projeto considera a dimensão transcultural dos fenómenos de transmissão e transformação de culturas e línguas em contacto na UE como um fator político importante de mudança social que exige novas ferramentas conceptuais e novos métodos de investigação que possam também renovar as práticas de pedagogia intercultural na universidade e na sociedade civil. Uma obra composta por histórias de migração, testemunhos e outras formas de expressão será objeto de reflexão e debate em seminários, workshops e num colóquio de encerramento.
Colóquio de encerramento
Nesta fase final do projeto, as ferramentas conceituais transdisciplinares desenvolvidas e as experiências reunidas permitirão fazer propostas concretas à comunidade científica, às organizações governamentais e não governamentais, às associações culturais, bem como às autoridades eleitas e à decisão política -faz a consolidação dos processos de participação democrática na vida da União Europeia
Este colóquio de encerramento compreende quatro sessões. :
- Transculturalidade: um conceito operacional? Teoria, conceitos, métodos nas diferentes disciplinas na Europa
- Criatividade e criações transculturais: que políticas europeias?
- O discurso dos migrantes: usos e espaços
- Transferência cultural e construção europeia
Depois do simpósio terá lugar uma mesa redonda de encerramento.
Coordenação e organização: Silvia Contarini, Graça Dos Santos, Alessandro Benucci, Gonçalo Cordeiro, José Manuel da Costa Esteves
Para conhecer o programa consultar COLÓQUIO INTERNACIONAL NANTERRE
Fonte e imagens: site do projeto e Graça dos Santos