15 de Janeiro, 2025

AGENDA | Santiago, Itália

moretti

VER NA TV | Agenda cultural

por Carlos Neves

Santiago, Itália | Nanni Moretti · Documentário | 2018 · 1h 20min

O golpe de Estado que derrubou o regime de Salvador Allende aconteceu a 11 de setembro de 1973. A assinalar a data, estreia o documentário de Nanni Moretti, Santiago, Itália: vozes de quem fugiu da ditadura de Pinochet para uma pátria “materna”, de braços abertos.

Nanni Moretti habituou-nos a uma marcada atitude política.

Através de entrevistas realizadas aos protagonistas, o filme relata este período dramático da história do Chile, onde alguns diplomatas italianos conseguiram salvar tantas vidas humanas.

Da alegria à tragédia

Com um vasto painel de entrevistados, entre os quais os realizadores chilenos Patricio Guzmán (Nostalgia da Luz) e Miguel Littín (Actas de Marusia) – cujas filmografias estão intimamente ligadas à história política do país -, o documentário segue os relatos da alegria gerada pela eleição de Salvador Allende e a subsequente queda trágica do regime democrático, com a atmosfera que se gerou e os ataques àqueles que advogavam ideias de igualdade e liberdade, num genuíno espírito coletivo. As histórias pessoais de tortura misturam-se com uma visão mais abrangente dos acontecimentos.

Intercalando os depoimentos com algumas imagens documentais, por vezes, de silêncios comovidos, a maneira como Moretti capta a “personagem” que existe num ser humano: uma mulher, com jeitos de diva, que relata o seu caso de tortura como quem está a falar de manicura… Essa não formatação da vítima, essa atenção ao diverso, é também uma qualidade de quem sabe observar o outro.

Eu não sou imparcial

Moretti dá voz a dois militares, isoladamente, para ter também o seu ponto de vista nesta recolha, a certa altura, um deles indigna-se com as perguntas e diz que tinha sido convocado para uma entrevista imparcial. Ao que Moretti, na sua assertividade refrescante à frente da câmara (na única vez que o faz), responde: “Eu não sou imparcial”.

Um desafio ao espectador, medir o grau de (im)parcialidade para com o que acontece à sua volta. Um documento pleno de fraternidade, contra o veneno das sociedades individualistas.

FICHA TÉCNICA Título original
Santiago, Italia

Argumento
Nanni Moretti

Sandoval, Carlos Nuñez)

Intérpretes
Nanni Moretti

Carlos Neves | Agenda Sem Fronteiras

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.