22 de Janeiro, 2025

Refuser la guerre coloniale

BANER

LIVROS SEM FRONTEIRAS | Refuser la Guerre Coloniale | Hugo dos Santos

O catálogo da exposição “Refuser la guerre coloniale” já foi apresentado no Sem Fronteiras e realizámos há uns meses atrás uma conversa com Hugo dos Santos que foi particularmente esclarecedora. A publicação foi colocada em destaque na Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, com todo o mérito, trata-se de um catálogo de exposição pouco comum e de uma grande qualidade.

Recuperamos este destaque no âmbito dos Livros Sem Fronteiras.

Refuser la guerre coloniale: o exílio parisiense dos contestatários, refratários e desertores portugueses de 1961 a 1975 | Hugo Dos Santos (Coord.). – Ed. Association Memoria Viva / Mémoire Vive, 2021
Hoje, destaque para o catálogo da exposição “Refuser la guerre coloniale” que relata o exílio parisiense de quase 200.000 portugueses que disseram não à guerra colonial que Portugal do ditador Salazar travou em África entre 1961 e 1975.

Exposição


Por esta via, atribui um lugar na memória colectiva à história dos contestários, refractários e desertores portugueses que emigraram para França e em particular para a região de Paris.
A exposição é composta por objetos, excertos de filmes, entrevistas, fotografias, arquivos sonoros, caricaturas, cartazes, vinis e arquivos em papel.
A cenografia reflete a experiência da saída do país, da vida no exílio em Paris e do compromisso político contra a guerra colonial.
Livro para descobrir sem demora na Biblioteca Gulbenkian

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.