A Música Popular Açoriana na Obra de José Afonso
Catarina Cota – Resumo | Congresso Internacional José Afonso 2024
Partindo da dissertação que estou a desenvolver neste momento: “Os Fluxos entre a Música Tradicional Açoriana e a Canção Coimbrã – Durante os anos 60 do séc. XX”, pretendo apresentar uma comunicação sobre a convivência de José Afonso com os estudantes açorianos no meio de Coimbra, durante a década de 60 do séc. XX, culminando nas diversas faixas de música açoriana que gravou nos seus álbuns. Neste sentido, a minha abordagem passará por, através de fontes escritas e orais, retratar as influências da música popular na música do cantautor, a importância do meio que o rodeava e que o levou a absorver estas contribuições e o José Afonso entre o Fado de Coimbra, o Contexto Académico e as primeiras baladas.
Repúblicas em Coimbra
A imersão de José Afonso no ambiente coimbrão foi permeada por estudantes açorianos que proporcionaram um contato ímpar com a cultura musical do arquipélago. As trocas e experiências realizadas nesse contexto nutriram a sensibilidade musical do cantautor, alertando-o para novos horizontes sonoros, ainda que a música tradicional/ popular não fosse, de todo, novidade no seu repertório.
Ao conhecer melhor a música popular açoriana, que ouvia nos diversos convívios que frequentava pelas Repúblicas conimbricenses, José Afonso encontrou uma fonte inesgotável de inspiração. As melodias e as temáticas presentes nas canções tradicionais açorianas impregnaram a sua obra.
A década de 1960 foi um período de grande efervescência musical e cultural para José Afonso. A convivência com estudantes açorianos em Coimbra, aliada à sua sensibilidade artística e à abertura a novas influências, resultou em uma obra marcada pela riqueza e pela diversidade. A profunda imersão na música tradicional açoriana traduziu-se em canções que transcendem fronteiras e permanecem como um legado inestimável da cultura portuguesa.
Nota biográfica
Catarina da Rocha Cota, licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e, atualmente, mestranda em História Contemporânea pela mesma instituição onde está a desenvolver a sua dissertação com o tema “Os fluxos entre a Música Tradicional Açoriana e a Canção de Coimbra – Os anos 60 e o Disco Temas Açorianos (Baladas)”, orientada pela Prof. Doutora Leonor Losa e pelo Prof. Doutor João Paulo Avelãs Nunes.
FONTE – Página da AJA dedicada ao Congresso