15 de Janeiro, 2025

Santiago de Compostela 10 de maio de1972: a experiência mais maravilhosa

aliza

Arturo Reguera* – Resumo | Congresso Internacional José Afonso 2024

O presente trabalho tenciona aprofundar a inter-relação entre o Zeca e a Galiza, o papel que neste processo teve a canção Grândola Vila Morena e a sua repercussão até à actualidade, assim como analisar o inusitadamente longo processo criativo desta canção.

Compostela

25/4/2024 ‘Grândola, vila Morena’ volve onde o cantou o Zeca en Compostela cun coro cidadán para conmemorar o 50 aniversario da Revolução dos Cravos. O acto foi parte do programa do Concello de Santiago para lembrala

Nota biográfica:
Arturo Reguera (Lugo, 1945) Licenciado em C. Económicas pola Universidade de Santiago de Compostela, foi chefe de Redação  da Gran Enciclopedia Gallega, director da Editorial Sálvora, onde preparou entre outras cousas a edição da Poesía Galega Completa de Celso Emilio Ferreiro (1983). Dirigiu a realização do Atlas de Galicia (Ediciones NOS, Coruña 1982) e foi professor de Informática no Instituto San Clemente de Santiago de Compostela até a reforma (1984-2011). Participou na organização da primeira digressão de José Afonso pela Galiza (Ourense, Lugo e Santiago, 1972). Entre outras actividades, participou na grande homenagem “Enquanto há força” (Galiza, 1987) e na campanha “Unha rúa para José Afonso”, juntamente com Benedicto e Xan Guitián. Tambén participou, aquando da doença de José Afonso, na angariação de fundos na Galiza para as grandes despesas que a situação comportava.

Publicações:
Manjares quijotescos: “duelos y quebrantos” y “pan mal conocido/cocido”. In Polos vieiros das palavras – Homenagem a Modesto Hermida (Ed. Irindo, Vigo, 2014).

Castrelo de Miño: loita, represión, espolio, desastre ecolóxico, desastre humano
. (Fundación 10 de marzo, Santiago de Compostela, 2016).

Miscelânea Afonsina. In José Afonso, O tempo e o modo. (Câmara Municipal de Grândola, Grândola, 2019).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.