11 de Fevereiro, 2026

Adriano pela pena de Mário Correia

agenda adriano

AGENDA – Apresentação do livro Adriano Sempre! em Avintes e no Porto

Sexta-feira 13 de fevereiro na Casa da Cultura em Aventes [21h3o] – Sábado 14 na Livraria UNICEPE [11h30]

Dos cantares regionais e da canção coimbrã para as baladas e trovas cantando os poetas livres e úteis se fez um canto que foi de protesto e depois de intervenção…
Antes e depois de Abril, um canto para calar silêncios e povoar ausências em nome da liberdade…
Adriano, sempre!


MÁRIO CORREIA
(Praia da Granja, 1952)

Investigador independente da Cultura Tradicional: criou em 1999 a Sons da Terra e fundou em 2001 o Centro de Música Tradicional Sons da Terra, uma estrutura de recolha, estudo e investigação etnográfica, antropológica e etnomusicológica, com um catálogo de edições fonográficas de recolhas musicais da tradição oral portuguesa, com mais de centena e meia de títulos publicados e um extensivo arquivo bibliográfico, fonográfico, fotográfico e videográfico. Tem publicados cerca de cinco dezenas de livros sobre temas musicais.
Divulgador da música popular e do canto de intervenção: entre 1970 e 1978, integrou o quadro de colaboradores da revista portuense de música popular, MC-Mundo da Canção, da qual foi director em 1976 e até Abril de 1998. Membro do Conselho Consultivo da Associação José Afonso e do Observatório da Canção de Protesto.


Escritor: autor da série de novelas intitulada “Memórias da Raia”, com três volumes publicados. Membro da Academia de Letras de Trás-os-Montes.
Produtor, animador e conspirador cultural: sob a sua direcção a Sons da Terra assegurou entre 2000 e 2024 a programação e organização do Festival Intercéltico de Sendim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.