EPHEMERA para quê?
O arquivo observa o contemporâneo, critica, incomoda
Manuela Matos Monteiro – Porto – Mira Fórum
O EPHEMERA | Arquivo de José Pacheco Pereira não é só – o que é tanto – um arquivo que recolhe, organiza, classifica efémeros materiais que contam a História e as histórias de uma época. São documentos que não estão sujeitos aos filtros que enviesam ou obliteram factos: testemunham só porque existem na sua aparente irrelevância (comunicados, faturas, cartazes, fotografias, cartas …)
Mas o EPHEMERA é mais! No programa “O princípio da incerteza” de domingo, Pacheco Pereira mostrou que o arquivo observa o contemporâneo, critica, incomoda … O próprio e os voluntários que sustentam esta associação constataram que os murais a denunciar a bárbara intervenção de Israel em Gaza e na Cisjordânia foram sistematicamente vandalizados com o mesmo traço, do mesmo modo, com a mesma cor, o que prefigura um mandante. E corajosamente faz a pergunta, diretamente à embaixada de Israel.
Este olhar segue os indicadores de uma observação sem viés. Sintonizem a CNN de domingo, ouçam e avaliem!
As MIRA Galerias são um dos polos de receção de efémeros materiais. Militamos a causa porque salvamos História e histórias, porque vemos a alegria de quem deixa espólios e sabe que serão úteis e bem tratados. Militamos a causa porque os materiais “ephemeros” são ativos através da organização de várias exposições em diferentes espaços no país e estrangeiro. Quando o MIRA precisa, o EPHEMERA disponibiliza materiais que dão mais substância às nossas exposições, como é o caso da presente exposição “A rota do cartão”.
Não deite nada fora antes de nos contactar –
929 113 431. Preservar o que parece lixo pode constituir um importante ato de cidadania!
Foto destaque – José Pacheco Pereira no programa Princípio da Incerteza.