6 de Novembro, 2025

Um congresso de se lhe tirar o chapéu

Um evento com ideias, com opiniões sustentadas, com propostas e desafios e com reencontros com muitos abraços à mistura

EDUCAÇÃO DE SEGUNDA OPORTUNIDADE – Congresso Internacional do Porto [2]

E se um congresso sobre educação começasse com uma aluna, com uma voz ritmada em tom de rap, com música, com arte, com a expressão tranquila de uma revolta surda, com a alegria de proclamar e declamar, com arrogância humilde de tomar o palco por direito próprio, de dizer sem gritar e, assim, atingir o alvo sem dó nem piedade sinalizando que o evento não é para encher pneus, mas antes para dar um salto em frente, ir mais além. Exprimiu a vontade e a esperança de quem já é obreiro de algo de novo e de melhor. Uma aluna-artesã que talha ela própria o seu futuro e que veio abrir as portas. Foi aplaudida com emoção. 

Em que consistiu este evento? 

[excertos da comunicação pós-Congresso de Luis Mesquita, Diretor da Escola de Segunda Oportunidade] 

O 2º Congresso Internacional de Educação de Segunda Oportunidade, realizado a 31 de Outubro de 2025, no auditório principal da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, foi organização pela AE2O, a instituição fundadora da iniciativa em Portugal. 

Com a realização do Congresso foram celebrados, este ano 2025, 20 anos de vida, tendo o evento sido levado a efeito em parceria com a E2O Portugal, a FPCEUP, o CIIE, o CIP – IPP e a ESE-IPP.  

Participantes e dinamizadores

O Congresso contou com mais de 200 participantes presentes no grande auditório 2A da FPCEUP tendo ainda sido transmitido em streaming para visualizações à distância. 

Um grupo muito alargado de conferencistas e de moderadores dos diferentes painéis, que são importantes referências nacionais e internacionais em educação, como António Nóvoa, João Costa, Licínio Lima, Joaquim Azevedo, Alberto Melo, Luis Rothes, Rui Marques, Ricardo Rodrigues, Poliksena Hardalova, Mário Cruz, Eunice Macedo, Sofia Almeida Santos, Carlos Ribeiro, Amélia Veiga, Maria José Magalhães, Luis Mesquita, forneceu ao encontro uma base particularmente profunda e por vezes significativamente crítica sobre os temas da educação que  acabou por proporcionar a todos os presentes uma reflexão estratégica sobre o papel e o futuro  da educação de segunda oportunidade. 

Experiências europeias 

Convidados estrangeiros representando as redes nacionais de Espanha, a rede Europeia de E2C e as E2C iniciais do projeto piloto europeu, Marta Cid e Jean Marc Heyberger  Barbara Brodigan e Bert Pelzer, introduziram a experiência e olhar crítico europeu sobre os temas em debate . Todos eles apresentaram comunicações muito relevantes, que são agora património do campo da educação de segunda oportunidade.  

O Congresso contou ainda com a participação de vários jovens da E2O de Matosinhos, com intervenções artísticas e apresentando os diferentes conferencistas. Um dia memorável, cheio de encontros e de aprendizagens. 

VÍDEO COM AS IMAGENS DO CONGRESSO – FPCEUP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.