22 de Junho, 2024

MEMÓRIAS VIVAS | Tino Flores | Porto 6 de maio 2022

Roland Baumann anda por aí. De forma simples e descontraída. Gosta de estar e de seguir en frente. A sua pesquisa em Portugal tem raízes fundas na sua história pessoal. Ainda pequeno, os seus país vieram da Bélgica visitar Portugal, logo a seguir ao 25 de Abril. Aqui viveu momentos de euforia e de entusiasmo, nas ruas, nas cooperativas, nos espaços de liberdade que Portugal oferecia aos praticantes embriagados do “turismo revolucionário”.

Já estabelecemos essa ponte entre nós e nos próximos tempos iremos trabalhar nessa área comum de forma colaborativa. Um domínio muito pouco sistematizado e que irá merecer um cuidado muito especial. Quantos franceses, belgas, espanhóis, alemães, dinamarqueses etc…vieram a Portugal logo em Maio 1974? Que registos fotográficos e de imagem (filmes super8, outros formatos) fizeram desses tempos? Está aberto o dossiê que queremos incluir nas iniciativas das Comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril (enviar informações e contactos para geral@semfronteiras.eu).

Roland, belga, jornalista, investigador por conta própria, foi ao Porto à apresentação do livro Tino Flores – Uma utopia bela e generosa de autoria de Mário Correia, na Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Aqui fica o seu registo fotográfico do Tino Flores.

Fotografia © Roland Baumann

Roland Baumann

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.