O livro como arma política: editoras militantes em Portugal nos anos 1970
30 de novembro, 2022
Tertúlia na Biblioteca de Alcântara
A sessão especial do Ciclo Cidadãs/ãos e Cidadania, inserida na programação de Comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil – “Navegar é Preciso”, acontece a 6 de dezembro, pelas 18h30, na Biblioteca de Alcântara.
O tema da sessão é dedicado a: O livro como arma política: editoras militantes em Portugal nos anos 1970 e terá como orador Flamarion Maués | IHC – Instituto de História Contemporânea.
Doutor em História pela Universidade de São Paulo, professor no Instituto Federal de São Paulo e membro associado do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.
Autor de várias obras, integra o Grupo de Pesquisa Censura a Livros e Ditadura Militar no Brasil, o Grupo de Pesquisa de Livros e Outras Mídias e o Núcleo de Estudos do Livro e da Edição.
Partindo da análise da realidade editorial portuguesa da década de 70, com especial atenção à edição do livro político, pretende-se destacar o papel das editoras militantes, nomeadamente as que tinham vínculos partidários explícitos. É também objetivo desta conferência mostrar como essa dinâmica editorial atribui ao livro um papel de arma de combate político (durante a ditadura edepois do 25 de Abril), ajudando, desse modo, a satisfazer as necessidades de informação e formação política.
Natal na Tertúlia
Nota: excepcionalmente esta Tertúlia será às 18h30 e, pelo período natalício, não será na última segunda-feira do mês
Como assistir às conferências em directo: ENTRAR NO YOUTUBE, DENTRO DO YOUTUBE PROCURAR BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DE LISBOA, DENTRO DO ESPAÇO DAS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DE LISBOA – VER A CONFERÊNCIA QUE APARECE NO TOPO DA PÁGINA ASSINALADA “EM DIRETO“ As sessões são vídeo-gravadas e ficam disponíveis no site das Bibliotecas Municipais de Lisboa |
Coordenador: Carlos Campos Ventura – licenciado e doutorando em História; pós-graduado em Património Cultural Imaterial. Fundador e docente de uma licenciatura (1996-2006) e três pós-graduações (coordenador de duas delas). Autor, revisor técnico, tradutor e prefaciador de vários livros.