9 de Dezembro, 2024

Iniciativas no âmbito das Comemorações Populares do 25 de Abril de 2023

No âmbito das Comemorações Populares do 25 de Abril de 2023 vai a Associação de Exilados Políticos Portugueses – AEP61-74 dinamizar duas iniciativas que pretende que sejam participadas de forma entusiástica para que a celebração do 25 de Abril seja realizada com alegria, emoções e revisitação combativa das memórias.

No dia 25 de Abril, às 12h00 tem lugar a PARADA – Palhaças pela Liberdade

Um percurso entre o ROSSIO e a Praça do Comércio, com muita animação debaixo do lema O NARIZ contra o fascismo! 

Palhaças Pela Liberdade

25 de Abril – 12h no Rossio | parada até ao Terreiro do Paço

Acompanhe esta parada única pela Liberdade. 

Onze palhaças convidam-nos a desfilar alegremente do Rossio até ao Terreiro do Paço em Lisboa celebrando a vitória da luta anti-fascista, evocando a memória do 25 de Abril através da figura de Celeste dos cravos e do seu papel icónico na revolução dos cravos.

Aqui, através da linguagem cómica e absurda da palhaça, Eva Ribeiro encena esta parada-espetáculo onde são atravessadas as memórias dos tempos do Estado Novo, nomeadamente através dos temas do exílio, da guerra do ultra-mar e da opressão cultural. 

Palhaças Pela Liberdade é um canto colectivo, um caminhar que se faz em conjunto, tal como a liberdade em si mesma. 

Criação/direção Eva Ribeiro  | Com Rafa Santos, Joana Brandão, Sara Sofia, Pina Polar, Luana Vicente, Raquel Raposo, Cátia Vieira

NO dia 29 de Abril, às 16h00,

ANTESTREIA DO FILME DOCUMENTAL “Exílios no Feminino” na ASSOCIAÇÃO 25 DE ABRIL Rua da Misericórdia, 95 Lisboa. 

“Exílios no Feminino”

O filme documental desenvolvido por Edgar Feldman, Paulo Guerra e Eduarda Manso está organizado em dois episódios, cada um com cerca de 50 minutos e reproduz as entrevistas realizadas a Amélia Resende, Beatriz Abrantes, Fernanda Marques, Helena Cabeçadas, Helena Rato, Irene Pimentel e Maria Emília Brederode dos Santos.A antestreia será levada a efeito na Associação 25 de Abril no próximo dia 29 de abril, com início ás 16h00, e no termo das apresentações do filme será realizado um debate com a participação das protagonistas do livro Exílios no Feminino.Fazem parte da equipa Edgar Feldman e Paulo Guerra na realização, Eduarda Salaviza Manso nas entrevistas, Jorge Galvão nos grafismos e Luís Cilia na música original.

E no dia 25 de Abril às 15:00 | DESFILE PELA AVENIDA DA LIBERDADE

Todos aqueles que se quiserem encontrar para partilhar a participação no DESFILE | ENCONTRO a partir das 14h30 | Frente ao DN – Diário de Notícias.

Reproduzimos a MENSAGEM da Associação 25 de Abril – Vasco Lourenço

MENSAGEM 49.º ANIVERSÁRIO 25 DE ABRIL

25 de Abril, Sempre! 

Quando se abriram as portas da Liberdade, a 25 de Abril de 1974, a ditadura durava há quase 48 anos. Nesse dia, a luta de muitas e muitos portugueses frutificou e, a partir desse momento, todos os sonhos pareceram possíveis. Os Capitães de Abril criaram condições para que a guerra terminasse, a Paz fosse uma realidade, a Democracia acontecesse e pudesse ser construída uma sociedade mais justa, fraterna e igual. Nestes 49 anos, sujeitos às enormes condicionantes que a nossa pequena dimensão no seio das Nações nos impõe, os portugueses têm conseguido ultrapassar as enormes vicissitudes daí resultantes. Privilegiando a Democracia, sustentada na Liberdade que a Constituição de Abril consagra, têm mantido o regime democrático, com maior ou menor respeito pelos valores de Abril. A tarefa não tem sido fácil, seja porque os inimigos desses valores não desarmam, seja também porque os escolhidos nas diversas e sucessivas eleições que sustentam a Democracia nem sempre têm correspondido à esperança acalentada pelos responsáveis pela sua eleição. Por tudo isto, temos de começar pela defesa intransigente da Constituição da República Portuguesa, conquista maior da Revolução de Abril. 
O mundo está conturbado e em mudança. Os regimes democráticos veem-se cada vez mais colocados em causa pelos demagogos e populistas que procuram retornar aos regimes totalitários assentes nas mentiras, mas a Democracia tem teimado em garantir que continua a ser “o pior de todos os sistemas políticos, com excepção de todos os outros”. Porque Abril é Liberdade, Paz, Democracia e Justiça Social, insistimos na defesa dos valores que há 49 anos nos fizeram avançar para esse dia que abriu as portas a todos os sonhos. Mantemo-nos fiéis militantes na defesa de um regime de Liberdade, de Democracia, de Solidariedade, de Igualdade, de Justiça Social e também de Paz. Recusamos todas as formas de guerra, em que muitos nos tentam envolver. Qualquer guerra não é, não pode ser, a solução para os problemas entre os homens, as Nações ou os Estados. A solução para que esses problemas sejam ultrapassados e resolvidos terá forçosamente de ser política. Quando parte da Europa vive em guerra, torna-se urgente que as armas se calem e a diplomacia seja capaz de encontrar soluções. 
É esse o nosso voto, perseguindo ainda o sonho que criámos há 49 anos: é pelos valores de Abril que é possível construir a Felicidade. E, tal com Péricles afirmou há mais de dois milénios e meio, a Felicidade só será viável se tivermos a Coragem de por ela lutar. Que tenhamos Coragem para lutar pelos valores de Abril! 
Termino com um forte abraço de Abril e um grito que continua e continuará sempre atual e necessário:

O Presidente da Direcção Vasco Correia Lourenço

Em 2021 foi assim

25 de Abril no coração e na ação!

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.