15 de Junho, 2024

Debate sobre o estado da habitação

AGENDA | AJA – NÚCLEO DE LISBOA 19h

No dia 18 de janeiro às 19h, o Núcleo AJA Lisboa – Associação José Afonso recebe a inauguração da exposição “Memória de um Bairro” com fotografias de Maria Vitória Vaz Pato.



Segue-se um debate sobre o estado da habitação que conta com a presença da autora, bem como de João Biscaia (jornalista do Setenta e Quatro) e Maria João Costa (fundadora do coletivo Habita).

As fotografias apresentadas têm como foco o bairro da Quinta da Serra, habitado por uma extensa comunidade de emigrantes, antes da sua demolição em meados dos anos 90.

Sobre o trabalho de campo, Maria Vitória Vaz Pato recorda: “Cerca de 4.000 pessoas aí viveram. O realojamento previsto, a terminar em 1997, atrasava-se. O bairro, aquando deste registo fotográfico em janeiro de 1998, é um espaço salpicado de escombros e de lixo, resultante dos derrubamentos, após a saída dos que, entretanto, já tinham sido instalados. Contudo, o bairro, neste seu último mês, ainda mantém alguns espaços de convívio que são justamente os que registei”.

Fonte : Aja Lisboa

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.