Adriano evocado na AJA Lisboa
AGENDA – Sessão 9 DE ABRIL, 19:00
Hoje terça-feira, pelas 19:00 Adriano Correia de Oliveira é evocado no dia do seu aniversário.
A celebração inclui conversa com o jornalista e locutor de rádio António Macedo seguida de momento musical com António Rosa.
Evento: Aniversário Adriano Correia de Oliveira
- Quando: Terça-feira 9 de Abril – 19:00
- Onde: AJA Lisboa – R. de São Bento 170, 1200-821 Lisboa
- Entrada Livre
Sobre António Macedo
Por influência dos Pais, interessou-se por Música desde muito novo (Jazz e Clássica!) e, por causa dos Beatles e de outros que tais até pensou poder vir a ser baterista. Felizmente para a Música, o projecto nunca se concretizou.
Ao mesmo tempo, começou a ouvir umas “cantorias” num Português “diferente” daquilo que era transmitido pela Rádio. E foi assim – enquanto ao mesmo tempo lia Manuel Alegre – que alguma Poesia o familiarizou com as “outras vozes” da Pátria. Estávamos nos anos 60 e no princípio dos 70, ele próprio teve o privilégio de “as” conhecer pessoalmente: José Afonso, Adriano e, no exílio, Cília, Sérgio, Zé Mário. Fez o possível por divulgá-las já como realizador e apresentador de Rádio, objectivo só inteiramente alcançado a partir da madrugada do dia 25 de Abril de 1974.
Adriano Correia de Oliveira é um dos que tem lugar vitalício na sua playlist musical da luta pela Liberdade (que ele praticou com generosidade) e da Liberdade conquistada (para o que contribuiu – e muito!)
Sobre António Rosa
Influenciado pelo disco “O Canto e as Armas” de Adriano e Rui Pato, começou a aprender a tocar guitarra com 14 anos. Mais tarde estudou guitarra clássica. Fez parte das bandas Folha Solta e Cais da Saudade, como guitarrista e segunda voz, tendo participado em várias homenagens a Adriano na AJA Lisboa em anos anteriores.
FONTE: AJA LISBOA