Ao sol da canção inicial
Um livro sobre Grândola, sobre a canção e sobre Abril, pela mão das crianças
Tudo o que se escreve e publica sobre a terra na qual “o povo é quem mais ordena” é sempre motivo de interesse e até curiosidade. Mas há livros e livros. E “O sol da canção inicial” surge com um estatuto de “fora-de-série”. Não é apenas mais uma publicação sobre o 25 de Abril. Trata-se de contar uma história, mais ou menos conhecida de todos, mas por meios pouco habituais.
O autor Alcides Fuscini Bizarro e a ilustradora Catarina Bizarro construíram uma ficção, com quatro miúdos e um coelho a investigarem e a narrarem acontecimentos e situações próprias de uma autêntica aventura dos “cinco”. Pistas, trabalhos de escola, entrevistas inesperadas, protagonistas locais como o José da Conceição e o Helder Costa, foram muitos os ingredientes que deram corpo a um livro belíssimo.
José Afonso e a história da canção inicial da Revolução de Abril tem aqui a companhia de sonhos de crianças, de fábulas de sapos e escorpiões e de peixes idosos no meio do oceano. Tudo escrito com diálogos, conversas e narrativas e tudo desenhado e pintado com cores que nem lembram ao diabo numa publicação sobre a esperança das novas gerações.
Lindíssimo.