NSF-Livros 2024 [2], José Pinto Sá recomenda
Os livros do Natal 2024
José Pinto Sá ex-exilado na Bélgica no período da ditadura, depois de Abril 74 regressou a Maputo e, como jornalista, escreveu em jornais locais e no Público. Foi uma das vozes e penas mais acutilantes do período da Guerra Civil em Moçambique. De Évora, onde vive atualmente, enviou-nos uma recomendação de leitura de uma grande escritora angolana.
José Pinto Sá
Um livro de contos e crónicas “Borboletas que bebem lágrimas dos crocodilos”, da escritora angolana Aida Gomes, recentemente lançado. É uma obra que vale a pena ler.
1. Livro disponível na livraria online da Visgarolho Editora. O site da Visgarolho tem uma lista de livrarias independentes que vendem os livros fisicamente.
1.1. A Wook e Bertrand também disponibilizam o livro online.
2. SINOPSE: Quantas vidas cabem numa vida? Quantas pessoas, quantas histórias, quantas geografias? E o quanto, de mau e bom, temos todos em comum, pelo meio de tanta diferença? Eis o que este livro nos traz: um conjunto de contos e crónicas, tão diversos nas cores, cheiros, personagens e enredos.
Numa língua plástica e maleável, às vezes mais portuguesa, outras vezes mais angolana, cabo-verdiana ou brasileira, Aida Gomes confirma a coragem e a força desconcertante anunciada em “Os pretos de Pousaflores”, seu romance de estreia. Uma força temperada pela surpresa vocabular, pela hipálage inesperada e, sobretudo, pelo humor desconcertante. É para isto que serve a literatura: para fixar aquilo que não conseguimos ver ou deixamos escapar, para nos lembrar a nossa condição humana e a nossa capacidade de (sor)rir.