London Calling: apelo à ação global contra o racismo e o fascismo

Dia de ação global contra o racismo e o fascismo, no sábado 22 de março de 2025
No fim de semana, 16 e 17 de novembro, centenas de pessoas de toda a Grã-Bretanha e de pelo menos 15 países ao redor do mundo se reuniram em Londres para debater como construir uma resposta internacional contra os partidos de extrema direita e fascistas, bem como contra a islamofobia, o antissemitismo e todas as formas de racismo, xenofobia e ódio contra as pessoas migrantes.
No domingo, 17 de novembro, ativistas de movimentos do norte, sul, leste e oeste global se reuniram para transformar esses debates em propostas concretas e para fortalecer e ampliar a rede global World Against Racism and Fascism (O Mundo contra o Racismo e o Fascismo).
Nos reunimos em uma situação muito urgente, sob a sombra da vitória eleitoral de Donald Trump, do recente avanço dos fascistas e da extrema direita na Europa, e do número interminável de mortes racistas nas fronteiras, especialmente na Fortaleza Europa. Mas também em uma cidade, Londres, que repetidamente tem visto dezenas de milhares de pessoas se mobilizarem para enfrentar a extrema direita racista.
Como representantes de movimentos de diferentes continentes, fazemos um apelo às pessoas e organizações progressistas de todo o planeta, a todo mundo que se opõe ao racismo e ao fascismo, para mobilizar uma resposta unitária diante de uma ameaça mortal para todas e todos nós.
Devemos confrontar e derrotar aqueles que promovem o ódio e a divisão, com movimentos amplos baseados na diversidade, na solidariedade e na unidade.
Fazemos um chamado para um dia global de ação contra o racismo e o fascismo, em cidades de todo o mundo, tanto no norte quanto no sul global, no sábado, 22 de março de 2025, em razão do Dia Internacional contra o Racismo da ONU. Também chamamos para a realização de ações preparatórias para essa data, como o Dia Internacional da Pessoa Migrante, em 18 de dezembro, e em apoio aos protestos de 18 de janeiro contra Trump nos Estados Unidos.
Há momentos na história em que devemos nos levantar e nos fazer ouvir, e este é um desses momentos. A situação é grave e urgente, mas somos maioria; podemos vencer. ¡No Pasarán!
Londres, 17 de novembro de 2024
Nota: No fim de semana se reuniram pessoas de Alemanha, Barbados, Canadá, Catalunha, República Checa, Dinamarca, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Grécia, Japão, Noruega, Polônia, África do Sul e Tunísia, entre outros países.
Pedimos aos movimentos, redes e organizações de todos os tipos que assinem este chamado global à ação:
Construamos uma ação global contra o racismo e o fascismo
Fazemos um apelo às pessoas e organizações progressistas de todo o planeta, a todos aqueles que se opõem ao racismo e ao fascismo, para mobilizar uma resposta unida frente a uma ameaça mortal para todas e todos nós.
Devemos confrontar e derrotar aqueles que promovem o ódio e a divisão, com movimentos amplos baseados na diversidade, solidariedade e unidade.
Chamamos para um dia global de ação contra o racismo e o fascismo, em cidades de todo o mundo, tanto no norte quanto no sul global, no sábado, 22 de março de 2025, em razão do Dia Internacional contra o Racismo da ONU.
Há momentos na história em que devemos nos levantar e nos fazer ouvir, e este é um desses momentos.
A situação é grave e urgente, mas somos maioria; podemos vencer. ¡No Pasarán!
