4 de Outubro, 2025

AGENDA – OLHAR A ESCOLA A PARTIR DOS EXCLUÍDOS

Apesar de grandes progressos, a exclusão educativa persiste a níveis  preocupantes, com grande incidência nas periferias dos grandes centros urbanos. Na tentativa de compreensão deste fenómeno são em geral apontados sobretudo fatores externos à escola, como o contexto cultural dos alunos ou a falta de apoio das famílias. Estes fatores, na base do modo fatalista com que se encara em geral o futuro escolar de tantas crianças e jovens, explicam só uma parte da exclusão. É contudo condição de mudança entender igualmente a influência de fatores internos à escola. 

Nesta tertúlia das IP dois responsáveis por projetos de intervenção junto de jovens excluídos. 

A apresentação de Joaquim Azevedo  será baseada no trabalho com jovens excluídos desenvolvido no Arco Maior  e nos resultados do estudo  associado a esse projeto.

Tertúlia on-line (zoom)

22 de maio, 5a feira – 18h00

inscrição gratuita aqui:  https://forms.gle/t8U8btpuRaoZaVbr7

Com

Joaquim Azevedo*

Professor Jubilado da Universidade Católica Portuguesa

Adelino Calado Professor, Membro da Associação Educação e Sucesso

A moderar

Ana Maria Bettencourt e Teresa Vasconcelos

Adelino Calado falará sobre a importância dos professores no combate à exclusão designadamente a partir da sua experiência em escolas de segunda oportunidade e na formação de professores.

* Azevedo, J. (2023). School participation in marginalization and school dropout: the case of Portugal. Education Policy Analysis Archives, 31 (60)( versões em EN e PT)

[1]Azevedo, J. (2024). Modo de produção da exclusão escolar. Olhar a escola a partir dos excluídos. Fundação Manuel Leão.

Ler os artigos publicados no  JL nº 1424 de 30 de abril a 13 de maio de 2025.


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