Exclusão escolar
AGENDA – OLHAR A ESCOLA A PARTIR DOS EXCLUÍDOS
Apesar de grandes progressos, a exclusão educativa persiste a níveis preocupantes, com grande incidência nas periferias dos grandes centros urbanos. Na tentativa de compreensão deste fenómeno são em geral apontados sobretudo fatores externos à escola, como o contexto cultural dos alunos ou a falta de apoio das famílias. Estes fatores, na base do modo fatalista com que se encara em geral o futuro escolar de tantas crianças e jovens, explicam só uma parte da exclusão. É contudo condição de mudança entender igualmente a influência de fatores internos à escola.
Nesta tertúlia das IP dois responsáveis por projetos de intervenção junto de jovens excluídos.
A apresentação de Joaquim Azevedo será baseada no trabalho com jovens excluídos desenvolvido no Arco Maior e nos resultados do estudo associado a esse projeto.
Tertúlia on-line (zoom)
22 de maio, 5a feira – 18h00
inscrição gratuita aqui: https://forms.gle/t8U8btpuRaoZaVbr7
Com
Joaquim Azevedo*
Professor Jubilado da Universidade Católica Portuguesa
Adelino Calado Professor, Membro da Associação Educação e Sucesso
A moderar
Ana Maria Bettencourt e Teresa Vasconcelos
Adelino Calado falará sobre a importância dos professores no combate à exclusão designadamente a partir da sua experiência em escolas de segunda oportunidade e na formação de professores.
* Azevedo, J. (2023). School participation in marginalization and school dropout: the case of Portugal. Education Policy Analysis Archives, 31 (60)( versões em EN e PT)
[1]Azevedo, J. (2024). Modo de produção da exclusão escolar. Olhar a escola a partir dos excluídos. Fundação Manuel Leão.
Ler os artigos publicados no JL nº 1424 de 30 de abril a 13 de maio de 2025.