9 de Outubro, 2025

Um livro maior

por Manuela Matos Monteiro

Aqui, uma nota sobre um livro maior da autoria de Samantha Rose Hill, filósofa que que participa no Festival ESPANTO sobre o MEDO.

Doutorada em Ciência Política na Universidade de Massachusetts, professora associada no Brooklyn Institute for Social Research e membro sénior do Hannah Arendt Center for Politics and Humanities, Samantha Rose Hill tem uma atividade intensa de escrita em publicações como “Aeon”, “Los Angeles Review of Books”, “OpenDemocracy” e “Contemporary Political Theory”, entre outras. É também autora de “Hannah Arendt — Uma Biografia” (Relógio D’Água), lançado nos EUA em 2021, assim como, recentemente, de What Remains — The Collected Poems of Hannah Arendt, em que editou e traduziu, ao lado de Genese Grill, os 74 poemas que a filósofa escreveu entre 1923 e 1961.

Há dez anos a trabalhar num livro sobre a solidão, do qual não desvenda o título, revelando apenas que poderá sair em 2026, é uma das jovens pensadoras do momento, quando, como afirmava Arendt, pensar voltar a a ser perigoso.

Leitora voraz e precoce, que aos 9 anos tirou A Tempestade, de Shakespeare, da prateleira e aos 11 leu A Origem da Tragédia, de Nietzsche, estará em Portugal esta semana para participar, entre 19 e 22 de Junho, no primeiro Festival Internacional de Filosofia “Espanto”, a decorrer em Cascais, ao lado de nomes como Peter Sloterdijk, Gilles Lipovetsky, Daniel Innerarity e António de Castro Caeiro.

Recorrendo ao mesmo tempo a novos aspetos biográficos e documentos de arquivo, poemas e correspondência, “Hannah Arendt”, de Samantha Rose Hill (trad. Margarida Periquito), foi editado recentemente pela Relógio d’Água e encontra-se disponível em relogiodagua.pt/produto/hannah-arendt-uma-biografia/

Please follow and like us:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.