Orçamento Participativo Verde
ISTO SIM! – Mais do que projetos, o Klimateam tornou-se uma escola de cidadania e sustentabilidade
por Nelson Dias
Em Viena, o município lançou o Wiener Klimateam, um Orçamento Participativo Verde dedicado a projetos de ação climática. A iniciativa convida moradores de vários distritos a proporem, discutirem e votarem soluções para enfrentar a crise climática. As propostas mais votadas recebem financiamento municipal e são implementadas localmente.
A cada edição, milhares de habitantes participam, desde jovens a seniores, trazendo soluções criativas para os seus bairros, tais como: ecologização de fachadas de escolas, para neutralizar o stress térmico e reduzir a utilização do ar condicionado; uso mais eficiente da água; adaptação da infraestrutura urbana às mudanças climáticas, como o aumento do calor e chuvas mais intensas; criação de áreas verdes (pequenos parques, bosques urbanos e hortas comunitárias); conserto gratuito de pequenos eletrodomésticos, tecidos e bicicletas, prolongando o tempo de vida dos mesmos.
Em apenas dois anos, foram apresentadas mais de 4.000 propostas e financiados cerca de 75 projetos, com um orçamento de 13 milhões de euros.
Mais do que projetos, o Klimateam tornou-se uma escola de cidadania e sustentabilidade. As pessoas percebem que a luta contra a crise climática não é uma responsabilidade exclusiva do governo da cidade, mas um desafio que todos devem abraçar.
