3 de Outubro, 2025

Portugal não é um país sem nós

Livro A participação cívica em Portugal foi apresentado em Lisboa

José Carlos Mota, muito bem acompanhado na mesa constituída para lançar os temas mais relevantes que o livro trata e desenvolve de forma aprofundada, enunciou as principais barreiras à participação cidadã na vida coletiva das comunidades locais, com destaque para o nível concelhio.

As práticas promissoras que foram repescadas para ilustrar as diversas formas de participação e de envolvimento dos cidadãos constituem um capital de experiência que foi muito valorizado na sessão ontem ocorrida no Corte Inglês em Lisboa.

O autor la publicação que conta com a chancela da Fundação Francisco Manuel dos Santos divulgou uma reação entusiasta e calorosa da sessão de ontem, nos seguintes termos:

“Estou de coração cheio. Ontem tivemos uma sala repleta de amigos, colegas e pessoas interessadas no envolvimento cívico, fervilhante de ideias e de vontade de agir.

O lançamento do livro editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos serviu também para comprovar uma tese que defendo há muito: não existe um desinteresse ou uma apatia cívica estrutural em Portugal, pelo contrário. Quando as causas fazem sentido, os convites são sinceros e se vislumbram expectativas de mudança, as pessoas mobilizam-se e participam.

A conversa e o debate clarificaram três ideias: primeira, é urgente cuidar da esperança coletiva através do diálogo, da escuta ativa e de uma cultura de compromisso; segunda, não começamos do zero – é preciso valorizar o riquíssimo capital de experiência que possuímos, divulgá-lo e replicá-lo; terceira, é imperativo criar mecanismos financeiros que incentivem a participação cívica, nomeadamente para capacitação, mediação, facilitação e experimentação.

Julgo que esta é uma causa útil e relevante, para a qual gostaria de reunir apoios e boas vontades.

Fico imensamente grato a quem se dignou a sair de casa, atravessar o trânsito do fim da tarde e vir escutar, pensar e agir.

Em breve teremos novas datas e locais para aprofundar esta causa. Para já, estão na agenda: Coimbra, Aveiro, Algarve e Porto.

Foi tão bom estar convosco, amigos que tanto admiro

João SeixasJoana Pestana LagesMiriam AlvesPaulo PiresVera Egreja C. BarrachoJoão VargasRoberto FalangaRita Castel’BrancoInês Sarti PascoalDiamantino CabanasTomás PereiraLucas ValenteLara Seixo RodriguesVitor BelancianoCarlos RibeiroAntónio Castela

Maria João RuelaPaula MarquesBernardo Campos PereiraFilipe Casimiro Margarida Marques Maria João Freitas Isabel Silva

Teresa Andresen Pompílio Souto

Rui Martinho Teresa AtaídeSusana Helena De Sousa

(Vou completando…)

Âmbito Cultural El Corte Inglés Lisboa

Universidade de Aveiro

Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território – UA

Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas – L3P

Please follow and like us:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.