O copy paste CNN/Pitagórica
A CNN, não tem ninguém a avaliar a qualidade da informação que compra e transmite

DOSSIÊ NSF AUTÁRQUICAS 2025 [4]
por Francisco Melro
Anteontem, dia 3 de Outubro, no noticiário do meio-dia, a CNN Portugal divulgou os resultados de uma sondagem sobre as eleições autárquicas de Lisboa feita pela empresa Pitagórica, dando vantagem para a candidatura à presidência de Carlos Moedas. Na ficha técnica, que foi passada no final, às 12:29, lê-se que (parem a emissão para lerem) a amostra da sondagem foi baseada em:
“A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores recenseados no concelho de Setúbal e foi devidamente estratificada por género, idade e freguesias.”
Como é aceitável que a sondagem não tenha sido realizada no concelho de Setúbal mas efectivamente em Lisboa, poderá deduzir-se que a ficha técnica anexa é “copy paste” de uma ficha técnica standard, à qual se esqueceram de substituir o nome do concelho, o que abriria a hipótese, muito razoável, de que o resto da informação da ficha técnica, nomeadamente, a referente às 1243 tentativas de contacto e às 625 entrevistas efectivas e à margem de erro máxima de 4% , terem transitado, em pacote, também em “copy paste” da mesma ficha técnica standard.
Pode também haver a hipótese benigna de o técnico responsável pela sondagem se ter, simplesmente, equivocado e ter escrito Setúbal em vez de Lisboa.
Mas não haverá dúvida que o comprador do serviço, a CNN, não tem ninguém a avaliar a qualidade da informação que compra e transmite.