Marcha pela Palestina
AGENDA – 19 de outubro de 2025, Rossio – Lisboa
No próximo dia 19 de outubro, a Amnistia Internacional junta-se à Plataforma Unitária de Solidariedade com a Palestina, aos Médicos Sem Fronteiras, à Greenpeace e à Fundação José Saramago, para organizar uma Marcha pela Palestina.
MARCHA PELA PALESTINA
Data: 19 de outubro de 2025
Horário: 15h30
Local: Rossio > Largo José Saramago (Campo das Cebolas)
Depois de nos últimos dias, termos assistido a mobilizações históricas em prol da libertação imediata dos ativistas e defensores de direitos humanos que seguiam a bordo da flotilha humanitária, não podemos deixar esmorecer a mobilização pelo fim do genocídio em Gaza.
Assim, no próximo dia 19 de outubro, apelamos a todos que se juntem a nós no Rossio em Lisboa, para juntos caminharmos até ao Largo José Saramago e exigirmos:
– O fim do genocídio em curso na Faixa Gaza;
– Um cessar-fogo imediato e duradouro;
– A entrada de Ajuda Humanitária sem limitações;
– O fim da ocupação ilegal do Território Palestiniano Ocupado.
Na véspera do Conselho Europeu dos Negócios Estrangeiros, onde serão discutidas as sanções a Israel e a suspensão do Acordo de Associação União Europeia – Israel, temos de enviar uma mensagem clara ao Governo português: não há outra opção sem ser a de aprovar e aplicar sanções a Israel e suspender o Acordo de Associação. Portugal não pode ser cúmplice de um governo que está a cometer um genocídio.
Queremos ainda que o Governo português:
– Reconheça e tome medidas concretas para pôr fim ao genocídio, nomeadamente através da imposição de sanções contra Israel;
– Se oponha expressa e claramente a quaisquer tentativas de Israel de estabelecer uma presença militar e civil permanente em Gaza;
– Imponha um embargo militar total a Israel e coopere com o Tribunal Penal Internacional;
– Proíba o comércio com colonatos israelitas e empresas que os financiem, por serem considerados ilegais.
Seremos muitos milhares na rua e mostraremos inequivocamente que não vamos ficar calados perante a morte de mais de 66 mil pessoas, entre as quais mais de 18 mil crianças!
