Free Gleizes
REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS – Jornalista desportivo francês viu confirmada pena de sete anos de prisão
No passado dia 3 de dezembro, passámos o dia na sede da RSF – Repórteres Sem Fronteiras com o irmão e amigos do jornalista desportivo francês Christophe Gleizes, à espera do resultado do seu julgamento de recurso.
O único jornalista francês detido no mundo, foi condenado a sete anos de prisão a 29 de junho por “glorificar o terrorismo” e “possuir publicações para fins de propaganda que prejudicassem o interesse nacional” – acusações totalmente infundadas.
Ontem, às 18h27, enquanto a esperança de libertação persistia na mente das pessoas, a decisão foi tomada: o Tribunal de Recurso de Tizi Ouzou confirmou a pena de sete anos de prisão contra Christophe Gleizes. Foi um choque. Consternação.
Obviamente, condenámos esta decisão profundamente injusta nos termos mais veementes possíveis. Acima de tudo, apelámos a uma mobilização renovada para obter a libertação de Christophe Gleizes. Estamos e estaremos ao lado da família dele e do seu comité de apoio até que ele regresse a França e possa reunir-se com a família.
Repórteres Sem Fronteiras:
- Defende jornalistas e profissionais dos media presos ou perseguidos por suas atividades profissionais e denuncia os maus-tratos e a tortura que sofrem em muitos países.
- Luta para impedir a censura e combater leis que visam restringir a liberdade de imprensa.
- Todos os anos, a organização concede cerca de trezentas bolsas para ajudar jornalistas ou órgãos de comunicação em dificuldades (honorários advocatícios, despesas médicas, compra de equipamentos, etc.), bem como as famílias de repórteres presos.
- Trabalha para melhorar a segurança dos jornalistas , especialmente em zonas de conflito.
