OPINIÃO | ZMB, todas as músicas falam de amor
SEM FRONTEIRAS | 20 novembro 2020 |José Mário Branco
Um ano depois a Martha Mendes, como muitos outros amigos e camaradas o fizeram ao longo da jornada, escreveu uma nota de recordação e de saudade. E se afinal todas as músicas do ZMB falassem de amor?
por Martha Mendes
O Zé Mário Branco (ZMB) está, há precisamente um ano, a revolucionar o céu. Ao mesmo tempo que ele morreu, nasceram muitas outras coisas. Umas piores, umas melhores, algumas péssimas. Outras verdadeiramente especiais.
O Zé Mário Branco sobreviveu a todas. E continuará vivo, por muitos anos que passem, por muitas outras coisas e pessoas que nasçam ou morram. Estava aqui à procura de uma música de Amor dele para partilhar, em jeito de homenagem (porque acho que estamos todos a precisar muito de Amor, hoje, mais do que nunca), e estava quase a desistir, a pensar que o ZMB não compunha canções de Amor, só músicas de intervenção.
Este pensamento durou apenas um segundo, mas foi tempo demais e o suficiente para me encher de vergonha de o ter tido.
Todas as músicas dele falam de Amor. Na verdade, é só disso que falam, é só isso que cantam. Escolham a vossa preferida e oiçam-no. Hoje e sempre que precisarem de Amor. Hoje e sempre que tiverem inquietações para combater. Ou para alimentar, cá dentro.
Obrigada, Mestre