15 de Junho, 2024

Ecos do exílio na Secundária Rainha Dona Leonor

PROJETO #ECOS | Iniciativas nas escolas

Em Maio passado, o projeto #ECOS realizou atividades com os alunos da Escola Secundária Rainha Dona Leonor em Lisboa. Foi realizada uma palestra sobre o projeto e uma visita guiada à exposição de Fichas de Inventário que um grupo de alunos ajudou a montar em conjunto com a equipa do #ECOS no Centro de Recursos Educativos e Multimédia (CREM).

Uma aluna, Maria Barradas, relatou a sua participação e experiência na iniciativa da seguinte forma:

“Ao assistir à palestra #ECOS, um dos pontos mais curiosos para mim foi poder ouvir em primeira mão um testemunho de alguém que passou por uma situação inconcebível na minha realidade (…). Apenas com um testemunho, conseguimos sentir a determinação, a iniciativa e a vontade de agir que muitos portugueses sentiram, por mais dura que a escolha fosse, significando, muitas vezes, deixar a família para trás. Sendo uma das alunas que montou a exposição no CREM, tive o prazer de ler com calma todos os outros testemunhos, conhecer histórias de vida e receber uma lição de vida com as pessoas e até mesmo os objetos pela exposição dispostos. Na minha opinião, é de louvar a atitude destes indivíduos que se arriscaram a eles e às suas famílias e tiveram um papel ativo na luta pela democracia.” – Maria Barradas

Fichas de Inventário #ECOS

Orientadas para a comunidade escolar, as Fichas de Inventário permitem conhecer os objetos, documentos e biografias de ex-exilados portugueses na Europa através de descrições, testemunhos e interpretações artísticas produzidas no âmbito projeto #ECOS.
As Fichas pretendem contribuir para o aprofundamento do conhecimento da história do séc. XX em Portugal e na Europa, assim como para a reflexão sobre os processos contemporâneos de mobilidade, com exercícios que estimulam a criatividade e apropriação dos temas.
Organizadas em quatro coleções: Objeto, Documento, Memória e Contrariar o Silêncio, as Fichas de Inventário podem ser utilizadas em formato digital ou impressas para contexto de sala de aula ou mesmo para a construção de percursos expositivos.

Fonte: Newsletter do projeto #ECOS

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.