Fundamentalismos Religiosos
OPINIÃO | Helder Costa
Toda a gente sabia que isto ia acabar assim. Os Taliban iam voltar porque nenhuma religião é alterada do interior. Tem que terminar com um ACTO POLITICO exterior.
A inquisição em Portugal começou em 1536 e terminou em 1822 por causa da Revolução de 1820; entretanto, mataram e perseguiram muitas dezenas de verdadeiros cristãos amantes da Paz e do Progresso. O mesmo na União Soviética, na Turquia do Ataturk, no Egipto de Nasser, no Iraque de Saddam, no Irão de Mossadegh e noutros mais.
Informação interessante: em 1989 estava na União Soviética convidado a participar num Congresso Internacional sobre Stanislawski. Tive acesso a conversas com todos os quadros do Poder e, curiosamente, não encontrei ninguém de esquerda…falavam do Maio de 68…queriam Liberdade e não perder a saúde, educação e habitação gratuitas…lá disse que isso era difícil…até que encontrei um general, a quem perguntei se o previsível fim da URSS não tinha começado no Afeganistão. Ele disse que sim, e que já tinha avisado os USA a não irem para lá, porque era uma batalha impossível…com crianças e bebés utilizados como bombas explosivas.
As religiões. Quando é que se ajustam contas com essas seitas responsáveis por milhões de mortos através de Inquisições e guerras religiosas?
Foto destaque @ Yannis Bechkakis /Reuters