Ecos do exílio nas ruas, no consulado e na Câmara de Paris
AGENDA | EVENTO #ECOS – Paris
São três as atividades centrais do EVENTO #ECOS que se realiza a partir de amanhã em Paris: uma exposição, uma visita-guiada e uma conferência que no seu conjunto darão acesso público a alguns resultados intercalares do projeto europeu que decorre até abril 2022 e que é apoiado pelo programa Europa para os Cidadãos.
A primeira iniciativa decorre no Consulado Geral de Portugal em Paris com uma exposição sobre temas do exílio cuja inauguração está programada para as 10h, amanhã dia 16 de outubro. De manhã as portas estarão abertas, apesar das entradas estarem condicionadas a inscrição prévia, a jovens estudantes enquanto que a tarde está reservada para o público em geral (com inscrição antecipada também)que poderá beneficiar de visitas-guiadas.
Percurso pedestre com visita-guiada
No domingo dia 17 de outubro está programado um percurso histórico sobre o exílio e a imigração portuguesa. A sua concretização através de uma visita guiada ao 13ème arrondissement de Paris terá por objetivo proporcionar aos participantes na visita um contacto direto com os pontos de referência da vida quotidiana em tempos de exílio.
Place d´Italie – Metro Mairie du 13e Café Italie
Conferência na Mairie de la Ville de Paris
Na segunda-feira dia 18 de outubro terá lugar na Mairie de la Ville de Paris uma Conferência com o seguinte programa:
9h30 – Abertura Oficial
10h – #ECOS. Contrariar o silêncio.
Sónia Ferreira, Sónia Vespeira de Almeida, Marta Prista, José Duarte (CRIA NOVA FCSH).
11h – Pausa para café
11h30 – #ECOSnasEscolas
Fernando Cardoso (AEP 61-74), Ilda Nunes et Hugo Dos Santos (Mémoire Vive/ Memória Viva), Ana Vera (Université de Copenhague), Ricardo Correia (Casa da Esquina)
12h30 – Debate
[Pausa para almoço]
14h30 – Mesa Redonda
« Mémoire, culture matérielle et archives des migrations et de l’exil »
Moderadora: Filomena Silvano (CRIA NOVA FCSH)
Hélène Bertheleu (Univ. Tours), Alexandra Galitzine-Loumpet (INALCO CESSMA), Frank Veyron (La Contemporaine), Marie-José Ruíz (COST Action « Women on the Move » – Univ. Paris); L’atelier des artistes en exil ;
17h00 – Pausa-café
17h30 – Debate final e encerramento
Mesa redonda com entidades externas
Várias entidades, aliás de natureza muito diversa, trarão à Mesa-Redonda prevista para o início da tarde um conjunto de abordagens ao tema do exílio que certamente proporcionará um olhar diferenciado sobre um tema do passado mas sobretudo um tema atual, particularmente desafiante.
A título de exemplo o Atelier des Artistes en Exile, sendo uma entidade com vocação de apoio aos artistas em situação de exílio, surge também como uma estrutura de suporte que apoia outras dimensões para além das artes.
Artistas sem fronteiras | Atelier Artistes en Exil
Também a biblioteca de Universidade de Nanterre La Comtemporaine dará o seu contributo com uma visão aprofundada sobre o mundo contemporâneo e necessariamente sobre os movimentos de refugiados e exolados dos nossos dias.
Outra entidade participante é a Mulheres em Movimento (WEMov) que é uma rede internacional financiada pela COST (CA19112)- Universidade de Paris. Uma rede de investigadores de 49 países, está empenhada na missão de revelar a presença e a participação das mulheres migrantes na construção da Europa. Nossa perspectiva transdisciplinar combina uma ampla variedade de conhecimentos em história, sociologia, demografia, economia, antropologia, ciência política e artes, entre muitos outros campos. Esta diversidade científica facilitará perspectivas complementares que mostrarão a presença, os obstáculos e as capacidades das mulheres migrantes em contextos migratórios passados e presentes.
Projeto WEMov
Outra participação de relevo será a da antropóloga Alexandra Galitzine Loumpet cujas referências científicas e bibliográficas podem ser encontradas AQUI.
O painel da Mesa-Redonda fica completo com a investigadora e professora da Universidade de Tours Helene Bertheleu que ensina e coordena atividades de investigação nas áreas da sociologia e engenharia social.
Helena Bertheleu Alexandra Galitzine Loumpet