15 de Junho, 2024

Palestina no coração

MUNDO | Centro Forli per la Pace – Itália

La Palestina nel Cuore – A Palestina no coração – dá nome a um ciclo de quatro encontros, que ocorrerão ao longo do mês de novembro, dedicados à questão palestiniana que nas últimas décadas tem estado no centro das relações internacionais.


Há setenta e três anos, em 1948, foi proclamado o Estado de Israel. Em todos esses anos, e ainda hoje, o Estado Judeu ocupa territórios na Cisjordânia e a sufoca Jerusalém Oriental com a construção de centenas de alojamentos destinados apenas a judeus, em contraste com as resoluções da ONU, dando lugar a uma situação que torna o nascimento de um Estado Palestino cada vez mais problemático.

Uma paz duradoura no Médio Oriente e na Terra Santa pode ser alcançada dando uma resposta justa às aspirações palestinianas.

Operazione Colomba


Com estes encontros de Novembro, tentaremos entender como tudo começou e quais foram os acontecimentos fundamentais que conduziram a este conflito sangrento.
Analisaremos a história a partir do Império otomano, da primeira guerra árabe-israelense, passando pela primeira e segunda Intifada, a ascensão do Hamas até aos nossos dias, ouviremos os depoimentos da sociedade civil palestina e dos operadores da Operazione Colomba, daremos um mergulho na cultura palestiniana com degustações de alguns produtos tradicionais.


Graças à preciosa contribuição do Professor Leopardi, dos Operadores de Paz da Operazione Colomba e dos expoentes da sociedade civil palestiniana, tentaremos dissecar o problema e entender se algum dia haverá paz para o povo palestiniano.

Centro Forli per la Pace de Itália | Parceiro de comunicação

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.