18 de Junho, 2024

Casa da Europa em Copenhaga dá eco às memórias de exilados na Dinamarca

PROJETO #ECOS | Copenhaga 25 de novembro 2021

A sede do Parlamento Europeu na capital dinamarquesa vai acolher um Seminário e o lançamento do livro Obrigado Susie no próximo dia 25 de novembro numa iniciativa conjunta de várias entidades que têm interagido no quadro do projeto #ECOS entre as quais se encontra a Universidade de Copenhaga.

Como noticia o Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu daquela cidade nórdica “Na década de 1960 e no início da década de 1970, refugiados portugueses chegaram à Dinamarca. No próximo dia 25 de Novembro, iremos centrar-nos nos refugiados portugueses que vieram para o nosso país e pediram asilo quando imperava o fascismo e as guerras coloniais naquele país”.

O evento é realizado no âmbito do projeto europeu “Exílio, memórias, objetos e histórias de tempos incertos” (#ECOS).

No Seminário haverá uma apresentação sobre a política de refugiados numa perspectiva europeia por Britta Thomsen que é ex-deputada ao Parlamento Europeu e que contribuiu com um capítulo para o livro Obrigado Susie.

Além disso, haverá uma Mesa Redonda com ex-refugiados e ativistas portugueses. O evento decorrerá em dinamarquês e inglês.Veja aqui o programa completo ( pdf 6097 KB)

Programa

Seminário e lançamento do livro “Tak Susie!” | Local: Casa da Europa em Copenhaga
Tema: Exilados Portugueses na Dinamarca


Os pontos do programa são os seguintes:

  1. Boas vindas: Anne Mette Vestergaard, Chefe do Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu na Dinamarca, e embaixador de Portugal na Dinamarca, João Maria Cabral.
  2. Apresentação do projecto #Ecos por Sónia Ferreira.
  3. Irene Flunser Pimentel (Universidade Nova de Lisboa) apresentará o contexto histórico do exílio português.
  4. Debate, moderado por Maria Rosenberg Rasmussen, adida de imprensa do Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu na Danmark. Composição do painel: ex-desertores e, na altura refugiados políticos na Dinamarca e por uma ex-activista dinamarquesa, anti-colonialista e anti-fascista.
  5. A historiadora e ex-membra do Parlamento Europeu Britta Thomsen, pronunciar-se-á sobre a política de refugiados numa perspectiva europeia.

  • Irene Flunser Pimentel (Universidade Nova de Lisboa) apresentará o contexto histórico do exílio português.
  • Irene Pimentel

    Irene Flunser Pimentel é mestre em História Contemporânea (Século XX) e doutorada em História Institucional e Política Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora do Instituto de História Contemporânea (FCSH da UNL).

  • Debate, moderado por Maria Rosenberg Rasmussen, adida de imprensa do Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu na Danmark. Composição do painel: ex-desertores e, na altura refugiados políticos na Dinamarca e por uma ex-activista dinamarquesa, anti-colonialista e anti-fascista.
  • Maria Rosenberg Rasmussen
  • Sou um humanista voltada para a sociedade que estuda, comunica e debate a política dinamarquesa no contexto da UE. Estou a promover um debate sobre a política do Parlamento Europeu em colaboração com as partes interessadas como coordenadora de relações públicas no gabinete do Parlamento Europeu na Dinamarca.

  • A historiadora e ex-membro do Parlamento Europeu Britta Thomsen, pronunciar-se-á sobre a política de refugiados numa perspectiva europeia.
  • Britta Thomsen

    Britta Thomsen (nascida em 23 de janeiro de 1954 em Aalborg) é uma política dinamarquesa ex-membro do Parlamento Europeu. Militante social-democrata integrou o Grupo do Partido dos Socialistas Europeus, tendo sido vice-presidente da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia do Parlamento Europeu.

    Hora e local: quinta-feira, 25 de novembro de 2021 em 17h00 – 20h00 em Europa-Huset, Gothersgade 115, 1123 København K. 

    As inscrições para o evento devem ser feitas a Ana Vera em ana.vera@hum.ku.dk o mais tardar em 20 de novembro de 2021.

    Please follow and like us:
    Pin Share

    Editor

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Follow by Email