Casa da Europa em Copenhaga dá eco às memórias de exilados na Dinamarca
PROJETO #ECOS | Copenhaga 25 de novembro 2021
A sede do Parlamento Europeu na capital dinamarquesa vai acolher um Seminário e o lançamento do livro Obrigado Susie no próximo dia 25 de novembro numa iniciativa conjunta de várias entidades que têm interagido no quadro do projeto #ECOS entre as quais se encontra a Universidade de Copenhaga.
Como noticia o Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu daquela cidade nórdica “Na década de 1960 e no início da década de 1970, refugiados portugueses chegaram à Dinamarca. No próximo dia 25 de Novembro, iremos centrar-nos nos refugiados portugueses que vieram para o nosso país e pediram asilo quando imperava o fascismo e as guerras coloniais naquele país”.
O evento é realizado no âmbito do projeto europeu “Exílio, memórias, objetos e histórias de tempos incertos” (#ECOS).
No Seminário haverá uma apresentação sobre a política de refugiados numa perspectiva europeia por Britta Thomsen que é ex-deputada ao Parlamento Europeu e que contribuiu com um capítulo para o livro Obrigado Susie.
Além disso, haverá uma Mesa Redonda com ex-refugiados e ativistas portugueses. O evento decorrerá em dinamarquês e inglês.Veja aqui o programa completo ( pdf 6097 KB)
Programa
Seminário e lançamento do livro “Tak Susie!” | Local: Casa da Europa em Copenhaga
Tema: Exilados Portugueses na Dinamarca
Os pontos do programa são os seguintes:
- Boas vindas: Anne Mette Vestergaard, Chefe do Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu na Dinamarca, e embaixador de Portugal na Dinamarca, João Maria Cabral.
- Apresentação do projecto #Ecos por Sónia Ferreira.
- Irene Flunser Pimentel (Universidade Nova de Lisboa) apresentará o contexto histórico do exílio português.
- Debate, moderado por Maria Rosenberg Rasmussen, adida de imprensa do Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu na Danmark. Composição do painel: ex-desertores e, na altura refugiados políticos na Dinamarca e por uma ex-activista dinamarquesa, anti-colonialista e anti-fascista.
- A historiadora e ex-membra do Parlamento Europeu Britta Thomsen, pronunciar-se-á sobre a política de refugiados numa perspectiva europeia.
Irene Pimentel
Irene Flunser Pimentel é mestre em História Contemporânea (Século XX) e doutorada em História Institucional e Política Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora do Instituto de História Contemporânea (FCSH da UNL).
Sou um humanista voltada para a sociedade que estuda, comunica e debate a política dinamarquesa no contexto da UE. Estou a promover um debate sobre a política do Parlamento Europeu em colaboração com as partes interessadas como coordenadora de relações públicas no gabinete do Parlamento Europeu na Dinamarca.
Britta Thomsen
Britta Thomsen (nascida em 23 de janeiro de 1954 em Aalborg) é uma política dinamarquesa ex-membro do Parlamento Europeu. Militante social-democrata integrou o Grupo do Partido dos Socialistas Europeus, tendo sido vice-presidente da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia do Parlamento Europeu.
Hora e local: quinta-feira, 25 de novembro de 2021 em 17h00 – 20h00 em Europa-Huset, Gothersgade 115, 1123 København K.
As inscrições para o evento devem ser feitas a Ana Vera em ana.vera@hum.ku.dk o mais tardar em 20 de novembro de 2021.