22 de Junho, 2024

POLÓNIA | As pessoas acordam e cada vez mais vão para as ruas

POLÓNIA | A crise dos média e as manifestações de rua

por Yacek Kuklewsky, diretamente da Polónia para o SEM FRONTEIRAS

A democracia na Polónia está cada vez mais ameaçada. O PiS, o partido polaco que governa o país, quer impor à força novas regras e produz novos regulamentos, que considera mais importantes que os imperativos consagrados na constituição.

A importância dos media

Eles sabem que os média têm um grande poder e influência, e é por essa razão que estão a fazer tudo por tudo para que passe uma lei que lhes permita supervisionar todos os meios de comunicação na Polónia.

Eles sequestraram os média públicos há muito tempo e agora querem supervisionar os privados. Quando isso acontecer, será o fim da democracia na Polónia.

Presidente vai fazer como Pilatos

Suponho que o presidente submeterá o projeto ao Tribunal Constitucional mas este órgão, em Pepnia, depende do PiS. O presidente não vai assinar esta nova lei, mas também não vai vetar. Ele vai lavar as mãos e confiará na misericórdia da Corte.

Felizmente as pessoas acordam e cada vez mais vão para as ruas. Não permitiremos que PiS nos destrua até o fim. As pessoas estão cansadas do fato de que o PiS intimida os manifestantes.

A polícia é politizada e os tribunais também.

Não é bom. Um homem supervisiona a acusação e os tribunais, o que é considerado inaceitável noutros países civilizados.

Yacek Kuklewsky | Polónia

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.