19 de Setembro, 2024

ESPECIAL SF | Dossiê TOTAL PEACE

Nos dias 7 e 8 de março, em Quart de Poblet na periferia de Valência (Espanha), vai ter lugar um Encontro Internacional no qual a figura histórica de Federica Montseny será o tema central das sessões que irão decorrer durante as duas jornadas.

Delegações de Itália, Polónia, Países Baixos, República Checa e de Portugal irão partilhar experiências e opiniões sobre as diversas filosofias de luta pela paz. Neste encontro em Espanha a abordagem pelo lado do anarquismo e da auto-organização das populações estará em cima da mesa.

Importa referir que já se realizaram outras jornadas que infelizmente decorreram à distância através de plataformas digitais. Foi o caso de Portugal que no passado 25 de abril abriu o debate e a reflexão a nível europeu através da experiência da Revolução do Cravos e da figura simbólica de Celeste Caeiro, a distribuidora ocasional de cravos na baixa lisboeta no próprio dia do 25 de abril. Entretanto em Itália a figura de então eurodeputado italiano Alexander Langer, que preconizou soluções concretas de prevenção e de gestão de conflitos com um sentido bélico, como as Brigadas de Cidadãos e o envolvimento das populações nos processos de dissuasão. Recentemente foi a República Checa que mobilizou o sentido pacifista muito peculiar de Vaclav Havel para o debate através da Filarmonic Orchestra of Hradec Králové.

CÂMARA MUNICIPAL DE QUART DE POBLET ACOLHE ENCONTRO EUROPEU

O programa – de 7 e 8 de março – contará com iniciativas em sala e reuniões e ainda visitas e ações em espço público relacionadas com a figura central de Federica Montseny.

Federica Montseny

Algumas referências fundamentais relacionadas com Federica Montseny podem ser encontradas no REPOSITÓRIO DE MEMÓRIAS que a AEP61.74 – Associação de Exilados Políticos Portugueses está a organizar e que até ao final do projeto TOTAL PEACE ficará completo.

Neste espaço de organização de memórias poderão ser encontradas informações sobre a ex-ministra da República Espanhola e líder anarquista com especiais dotes de oratória.

FEDERICA MONTSENY

Há pessoas que se distinguem pela sua generosidade, pelo espírito de sacrifício, pelo seu idealismo. São estes seres humanos extraordinários que moldam o futuro e transformam a humanidade. Federica Montseny, escritora espanhola, pedagoga inovadora, dirigente anarquista e ministra da República em 1936, foi uma figura política carismática que abalou as tradições mais arreigadas.

ENTREVISTA CON FEDERICA MONTSENY | 86 ANOS

AS SEIS FIGURAS HISTÓRICAS DO PROJETO TOTAL PEACE

Alexander Langer (ITA); Celeste Caeiro (Por); Etty Hillesum (HOL); Federica Montseny (ESP); Marek Edelman (POL); Vaclav Havel (CHE).

Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.